Afinal, o que são "cashback" e "split payment"
O termo cashback, criticado por ser em língua estrangeira, é muito usado no comércio para designar desconto pós-compra - ou, simplesmente, devolução, portanto bastante conhecido do público em geral. Na regulação aprovada no Senado, o que ficou foi uma devolução de impostos embutidos nas contas de internet e telefonia para famílias com renda de até meio salário mínimo (R$ 706) por integrante.
O split payment é mais complexo, tanto no conceito quanto na aplicação. Na prática, significa que, quando um consumidor paga por um produto ou serviço, o valor referente ao imposto é separado do total e enviado diretamente ao fisco, sem passar pelo caixa do fornecedor.
Um dos objetivos do mecanismo é reduzir inadimplência, sonegação e fraude - do tipo recolhe e não repassa.
Onda de revisão do PIB para cima
O dado provoca nova onda de revisão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano - para cima.
Rodolfo Margato, economista da XP, avalia que o dado "sinaliza sólido crescimento da atividade no quarto trimestre de 2024", com destaque para vendas no varejo e receitas de serviços.
"Com os dados fortes da atividade econômica em outubro, talvez o PIB cresça um pouco acima de 3,5% este ano", escreveu Maraem relatório.
Outros analistas convergiram para a mesma projeção nesta sexta-feira. Rafael Perez, economista da Suno Research, vê "ritmo aquecido" no início do quarto trimestre, também com ênfase em varejo e serviços.
"Esse desempenho reforça a nossa expectativa de que o PIB deverá crescer próximo de 3,5% em 2024", também projeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário