Melo ainda está com equipe incompleta
Em mais uma rodada de anúncio de secretários, na tarde dessa segunda-feira, o prefeito Sebastião Melo ainda deixou em aberto duas das secretarias mais importantes do governo: Saúde e Fazenda. A primeira, hoje ocupada por Fernando Ritter, é disputada por diferentes partidos aliados, o que explica o atraso. Já para a Fazenda não existe uma explicação lógica, dado que o titular será um técnico. A única certeza é de que Rodrigo Fantinel não vai continuar.
A principal novidade entre os anúncios do dia foi a indicação da vereadora Mônica Leal (PP) para a Secretaria de Transparência e Controle. Na eleição de outubro, Mônica ficou na primeira suplência.
Outro suplente acomodado no governo é Cassiá Carpes (Cidadania), que será secretário de Administração e Patrimônio. A transferência para o PL não garantiu a permanência de André Barbosa, que contava com a indicação do partido.
Melo decidiu manter Liliana Cardoso na Cultura, Adão de Castro Júnior na Mobilidade e Alexandre Aragon na Segurança. Confirmou, também, o que a coluna havia informado em relação à Procempa, que continuará sendo comandada por Letícia Batistela.
O procurador concursado Jhonny Prado, que atuou como chefe de gabinete do prefeito no período eleitoral, assumirá a Procuradoria-Geral do Município (PGM). _
aliás
Os últimos nomes do secretariado de Melo, que já tem 21 titulares confirmados e uma interina, deverão ser anunciados nesta terça-feira, véspera da posse. Ao longo do mês de janeiro serão preenchidos os cargos de segundo e terceiro escalões, de forma a contemplar os 11 partidos e os vereadores da base do governo. Cada vereador terá direito a indicar, no mínimo, 10 afilhados para cargos em comissão.
MIRANTE
A patrulha falou mais alto do que a qualidade técnica: a veterinária Lisandra Ferreira Dornelles caiu antes de assumir. O PL retirou o apoio à indicada pela vice Betina Worm para cuidar dos animais. Interinamente, a própria Betina ficará no Gabinete da Causa Animal.
Lisandra Dornelles foi desconvidada porque em suas redes sociais foram encontradas publicações de cunho esquerdista, como em defesa do empoderamento feminino e no voto em Lula. Outro "pecado": foi casada com o vereador Alex Fraga, do PSOL.
Marido de Leite vai morar no RS e clinicar em Porto Alegre
De maleta, jaleco e estetoscópio, o médico Thalis Bolzan, marido do governador Eduardo Leite, está de mudança para Porto Alegre.
Ele tinha dois empregos em São Paulo, um como gerente médico de uma indústria farmacêutica e outro na Central de Regulação do Estado. Pediu demissão do segundo, que era presencial, e seguirá se dividindo entre o trabalho remoto e o consultório.
- Vou defender meu mestrado no início de 2025 e conseguirei iniciar os atendimentos em Porto Alegre já em fevereiro - contou Thalis à coluna.
Pediatra, ele vem há alguns anos se dedicando a estudar sobre obesidade e suas complicações associadas, além de distúrbios metabólicos e emagrecimento saudável. Já fazia esse trabalho com crianças e adolescentes e agora também atenderá adultos. _
Fantinel e a certeza do dever cumprido
A despeito dos bons resultados obtidos em sua gestão, o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, foi informado de que não continuará no cargo.
Em carta aos funcionários, Fantinel disse que sai com a certeza do dever cumprido. Na despedida, o agora ex-secretário afirmou que encerrava seu ciclo de quatro anos com superávits e recorde de investimentos em 2022 e 2023.
"A Fazenda não existe mais para arrecadar, hoje ela existe para ajudar Porto Alegre a se desenvolver", escreveu.
Prefeita de Pelotas assume no Piratini
A atual prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), não terá férias depois de transmitir o cargo a Fernando Marroni (PT). Paula foi nomeada para o gabinete do governador Eduardo Leite, na função provisória de secretária-executiva de Relações Institucionais. Mais tarde, irá para o secretariado de Leite.
Funcionária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Paula está sendo cedida para o governo do Estado e receberá uma gratificação de confiança correspondente ao valor da FG Superior 13 (R$ 12 mil). _
Sete ex-ministros da Justiça divulgaram manifesto em defesa do decreto do presidente Lula que regulamenta lei de 2014, sobre uso de armas pelos agentes de segurança pública. Governadores do Sul e Sudeste repudiam o decreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário