segunda-feira, 16 de abril de 2012



16 de abril de 2012 | N° 17041
EDITORIAIS


O Brasil do futuro em debate

Começa nesta segunda-feira uma edição emblemática do Fórum da Liberdade, não apenas por celebrar o jubileu de prata do evento promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais, mas também por fazer uma projeção do país pelos próximos 25 anos.

Com o tema “2037: que Brasil será o seu?”, o evento pretende examinar os rumos da democracia brasileira e as perspectivas econômicas e sociais do país para as próximas décadas, sempre a partir de exposições de autoridades e especialistas das áreas abordadas.

O debate democrático e construtivo tem sido a principal característica do Fórum da Liberdade ao longo de sua história.

Ao contemplar visões múltiplas, muitas vezes antagônicas, o encontro oferece aos espectadores os subsídios necessários para que as pessoas formem suas próprias opiniões sobre conteúdos relevantes para a vida de cada um. Evidencia-se, assim, o valor mais importante do fórum, que é a promoção da liberdade em todos os seus aspectos.

Neste sentido, é importante destacar a homenagem à liberdade de imprensa que o Instituto de Estudos Empresariais vem fazendo nos últimos anos, com a concessão de um prêmio especial a pessoas que se destacam em defesa da liberdade de expressão.

O próprio evento é um exemplo do exercício desta prerrogativa dos cidadãos numa sociedade democrática – o direito de questionar, de criticar, de divulgar ideias e de defender pontos de vista sem a necessidade de permissão de ninguém.

O Brasil do próximo quarto de século é uma incógnita, mas tudo indica que está no rumo certo. Vivemos momentos de prosperidade econômica, de democracia e de oportunidades. Mas sempre é importante ressaltar que tais avanços só se tornaram realidade depois que o povo brasileiro reconquistou sua plena liberdade.

Nenhum comentário: