segunda-feira, 16 de abril de 2012



16 de abril de 2012 | N° 17041
PAULO SANT’ANA


Paulo e Pablo

Presumo que jamais houvesse acontecido em Zero Hora: na pesquisa que o jornal publica todos os domingos sobre a leitura semanal, esta coluna ganhou o primeiro mas também o segundo lugar, como se vê na ilustração acima.

Paulo Sant’Ana está desolado, perdeu desta vez para Pablo. Paulo Sant’Ana não cabe em si de indignado.

Notaram, leitoras e leitores, que tanto na primeira colocação quanto na segunda o tema das colunas era relativo a pitbulls?

Isso comprova, ao que suspeito, que este assunto dos pitbulls é ansiosamente devorado pelos leitores. E tenho pesquisas em que 90% dos gaúchos são contra as raças agressivas de cães.

Pablo em primeiro lugar, Paulo Sant’Ana em segundo. Isso na semana em que David Coimbra soltou um exocet sobre o Presídio Central, pelo que David atingiu um brilhante terceiro lugar.

Assim, o tema escolhido por qualquer colunista é primacial para ele ser lido.

Notem que o David Coimbra conseguiu um honroso terceiro lugar falando sobre o tema penitenciarismo, que durante décadas chegou a ser tema de propriedade exclusiva desta coluna aqui.

Ainda bem que a consciência gaúcha está se envergonhando, finalmente, das condições miseráveis e desumanas, selvagens mesmo, com que trata seus presos. Durante mais de 30 anos, a opinião pública gaúcha entendeu que preso tem de apodrecer na prisão, sem raciocinar que, quanto piores foram as condições dos presídios, pior será a condição de segurança da sociedade cá fora, nas ruas.

Dizem que o vinho quanto mais velho é melhor. Aliás, o cancioneiro gaúcho, referindo-se às mulheres coroas, diz a mesma coisa: “Panela velha é que dá comida boa”.

Grande parte da enxurrada de e-mails que recebi de criadores de pitbulls na semana passada, uma cascata de ofensas impublicáveis, me chamava de “velho”, “superado”, dizia que eu tinha que me aposentar urgentemente.

Respondo com essa pesquisa que reproduzo hoje aos que me brindaram com outros adjetivos sujos e obscenos, repito, impublicáveis.

Essa pesquisa mostra que o povão gaúcho tem independência crítica.

Tenho uma resposta para os pitbullistas que me chamaram de “velho”: foi porque senti que estava ficando velho que criei a figura mitológica de Pablo.

Pablo tem só nove anos de vida, depois que o criei. Ainda vão ter de me aguentar por mais 20 anos.

Quem quiser me matar, que se entenda antes com as multidões de leitores de Zero Hora.

Nenhum comentário: