quarta-feira, 25 de abril de 2012


CÁSSIO STARLING CARLOS - CRÍTICO DA FOLHA

Wayne Wang escapa do exotismo óbvio em conto sobre situação feminina na China

País de misteriosas tradições e potência econômica capitalista, duas das imagens mais difundidas da China, se sobrepõem e se complementam em "Flor da Neve e o Leque Secreto". Passado e presente ressoam um no outro e revelam as rupturas e continuidades por meio de duas histórias que se assemelham.

No centro dos dois relatos, encontram-se figuras femininas e uma tradição que aproxima opostos ou diferenças.

No século 19, Flor da Neve e Lírio, de origens sociais distintas, padecem a imposição tradicional que valoriza pés pequenos e delicados e as obriga a tolerar sofrimentos.

O "laotong", laço que une duas mulheres de modo eterno, as manterá ligadas, apesar de os destinos individuais imporem vidas separadas.

Em paralelo, na Xangai de hoje, Nina e Sophia, também unidas pelo "laotong" e interpretadas pelas mesmas atrizes da outra história, representam a solidariedade numa sociedade orientada por princípios individualistas.

O filme prolonga uma fértil tradição de melodramas que distinguiu o cinema chinês desde os anos 20 com tramas em que destinos femininos e história coletiva se cruzam e se refletem.

Wayne Wang aborda com sobriedade um material que poderia sufocar sob o peso dos simbolismos nas mãos de um cineasta óbvio. Essa opção permite que, em vez do exotismo pronto para consumir, "Flor da Neve e o Leque Secreto" expresse mais do que aparenta sua superfície.

FLOR DA NEVE E O LEQUE SECRETO

DIREÇÃO Wayne Wang
PRODUÇÃO China/EUA, 2011
ONDE Espaço Itaú - Frei Caneca, Iguatemi Cinemark e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO bom

Nenhum comentário: