segunda-feira, 23 de abril de 2012



23 de abril de 2012 | N° 17048
PAULO SANT’ANA

Preteou o olho da gateada

Preteou o olho da gateada no Supremo Tribunal Federal, dois ministros ficaram trocando acusações e insultos durante a semana.

O ministro Joaquim Barbosa, que é negro, acusou o ministro Cezar Peluso de racista. E ainda classificou-o de conservador, imperial, tirânico.

O mais grave, no entanto, é que em sua fúria verbal o ministro Joaquim Barbosa afirmou que Cezar Peluso manipulou resultados.

Ora, um ministro do Supremo dizendo que outro manipula julgamentos é de uma gravidade monumental, só isso se serviria para que se abrisse uma sindicância no tribunal com consequências imprevisíveis.

Tudo isso em represália a Cezar Peluso, que chamou Joaquim Barbosa de difícil e inseguro.

Fácil é de prever que, quando vem parar na imprensa esse bate-boca de lavadeiras, pronunciado na mais alta corte do país, lá dentro, sem repercussão na imprensa, os destampatórios trocados pelos ministros são mais insistentes e graves.

Mais temível é ainda essa troca de ofensas ministeriais porque o Brasil vive neste momento uma delicada voltagem institucional e política: ameaça-se entre o próprio Supremo que o caso do mensalão, o maior escândalo da história da República, não venha a ser julgado nos próximos 60 dias, decisão que vem sendo embromada lamentavelmente pelo tribunal.

E a par disso estourou a CPI do Cachoeira, que, antes mesmo de ser instalada, fritou completamente o senador Demóstenes Torres, envolvido em denúncias gravíssimas de corrupção, corroboradas por relações espúrias com contraventores e praticantes de crimes de colarinho branco, a par de que as conclusões da CPI, pelo emaranhado de sombras que cercam as motivações da instalação do inquérito, ameaçam indiciar estrelas do mundo político, de diversos e importantes partidos, entre eles alguns governadores.

Tudo contribui para uma crise, podendo ela ser de enormes e terríveis proporções, haja vista que se trata de um ano eleitoral.

O subterrâneo das relações políticas e administrativas, se sabe, é apinhado de corrupções. Ficamos conhecendo, nos últimos meses, que praticamente não há licitações nas três esferas que não se marquem por superfaturamentos e propinas.

Diversos envolvidos nesse escândalo das ramificações da atuação do senador Demóstenes Torres se espanejam no mundo das concorrências fraudulentas, das licitações fingidas e, para mal dos pecados, inúmeras gravações da Polícia Federal flagraram os envolvidos negociando com a empresa de construções Delta, que fatura bilhões de reais com o erário federal e com vários governos estaduais.

Esta vai ser uma CPI daquelas em que será difícil, quase impossível, esconder a lama entre as investigações, os noticiários diários da imprensa e os debates.

Preteou o olho da gateada, é uma festa para aqueles que querem ver o circo pegando fogo, sendo mais sensata a posição dos que querem ver tudo esclarecido dentro de energia isenta e de serenidade.

O campeonato gaúcho não será decidido na finalíssima entre o já conhecido Caxias e o vencedor do Gre-Nal.

Na verdade, o campeonato gaúcho será decidido antecipadamente no Gre-Nal.

Só se sabe que será no Beira-Rio e que Kleber não participará dele, o mesmo Kleber que decidiu a favor do Grêmio, no Beira-Rio, o Gre-Nal do primeiro turno.

Nenhum comentário: