sexta-feira, 27 de abril de 2012



27 de abril de 2012 | N° 17052
ARTIGOS - Luiz Fernando Záchia*

Porto Alegre sustentável

Este é um ano ímpar no que se refere às discussões ambientais. Diversos encontros vêm ocorrendo no país como forma de preparar Estados e municípios para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a realizar-se em junho, no Rio de Janeiro. Porto Alegre, reconhecida pelo pioneirismo nos debates sobre ecologia e meio ambiente no Brasil, não poderia abster-se desta grande mobilização pela sustentabilidade mundial.

Desta sexta-feira até domingo, todos os porto-alegrenses têm a oportunidade de debater, propor e votar em diretrizes norteadoras de políticas públicas sustentáveis para a cidade. A 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente – Ética do Cuidado Ambiental em Porto Alegre: O Futuro da Paisagem, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), tem como meta reunir ideias que convirjam para a cidade que queremos e, assim, chegar à Rio+20 com propostas que tenham a marca de Porto Alegre.

Desde a realização da última conferência, em 2006, muito avançamos. Destaco iniciativas como o Plano Diretor de Arborização Urbana, que estabelece regras para o plantio de cerca de 10 mil mudas de árvores nativas por ano;

o Projeto Integrado Socioambiental, que ampliará de 27% para 80% o tratamento de esgoto, devolvendo a balnea- bilidade ao Lago Guaíba; a ampliação da coleta seletiva e do número de Unidades de Triagem de Lixo, geridas por cooperativas de trabalhadores; a inspeção da emissão de gases da frota de ônibus; o crescimento das feiras de produtos locais e orgânicos; os projetos de mobilidade urbana, como metrô, BRTs e plano cicloviário; e o forte trabalho de educação ambiental de órgãos da prefeitura, em especial da Smam.

Todos sabemos das nossas responsabilidades com a preservação dos bens naturais da cidade. Por essas e outras tantas razões, é fundamental o debate sobre as questões ambientais da Capital, sobretudo para alcançarmos a responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade na manutenção qualificada das áreas verdes e do meio ambiente como um todo. Muitas mudanças surgem das reivindicações da sociedade, que se organiza em eventos como a conferência municipal. Por isso, reforço aqui o convite para este grande fórum de discussão ambiental.


*SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE

Nenhum comentário: