sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Jaime Cimenti

Essa tal família

Nos tempos dos almoções de domingo, gerações se encontravam e se dizia que a família era a célula-mater da sociedade, a base de muita coisa boa e tal. Tinha os que diziam - e dizem - que família é assunto impróprio para menores, que família é bonito em álbum de retratos e alguns gringos dizem que parente é serpente.

Esses tempos vi uma definição moderninha (ainda?) de família: é um grupo de pessoas, que, às vezes, dorme debaixo do mesmo teto. Olha só, o IBGE informa: a formação familiar clássica - “casal com filhos” -, deixou de ser maioria no Brasil.

Outros tipos de família: casal sem filhos, pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, casais gays, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs. Famílias “mosaico” (os meus, os teus, os nossos) estão com 50,1%, e as famílias “clássicas”, com 49,9%. Menos fecundidade, mais renda feminina e outros fatores contribuem para o fato.

Casais sem filhos, tipo “dinks” (sigla em inglês para dupla renda), já somam dois milhões e aumentam. Os lares brasileiros, definitivamente, mudaram. Tem quem sinta saudades das grandes famílias, com vovô e vovó, pais, filhos, netos, macarrão, galinha assada, salada de batata, creme de leite com ameixas pretas, churrasco e coisas do gênero. Outros preferem a modernidade, mesmo com a solidão, o individualismo e com os contatos, muitas vezes, via meios eletrônicos.

Cedo para maiores conclusões. Em alguns lares norte-americanos, até usam o “cocooning”, que é colocar todos computadores e monitores na sala, para unir  os integrantes da tribo. Sei lá se eles, mesmo assim, não ficam se comunicando por e-mail. Novos conceitos, novas formações e liberdade são bem-vindos e tantas vezes são inevitáveis.

Ao fim e ao cabo, da faca de serrinha dos domingos à noite, acho que o interessante é manter os laços possíveis, da maneira mais afetiva que der, com quem estiver ao alcance e, claro, dividir a inevitável tele-pizza, parte calabresa, parte portuguesa e parte margarita, enquanto o Fantástico toma conta do ambiente. Mais tarde a família pode assistir ao Manhattan Connection, algum filme ou, quem sabe, levar um papo sobre os pequenos grandes assuntos que realmente interessam. Falando nisso, esses dias encontrei uma amiga com o neto e com o vovô, numa praça. A cumprimentei com um beijo no rosto.

Minutos depois, o menino, de dois anos, sentado no carrinho, me disse “dá um beijo no vovô”. Dei, claro, e um beijo no guri, também, que já sabe muito sobre família e afeto. Abraços e beijos para tutti quanti! De todos os tipos de famílias.
Jaime Cimenti

Nenhum comentário: