terça-feira, 18 de setembro de 2012



18 de setembro de 2012 | N° 17196
PAULO SANT’ANA

Os erros de Luxemburgo

Moisés Mendes tem um amigo que se separou, casou-se novamente, depois voltou para a primeira mulher e disse uma frase antológica: “Há, por vezes, certos divórcios que não dão certo”.

Que frase!

Só eu mesmo para interpretar psicanaliticamente as decisões que Vanderlei Luxemburgo tem tomado no Grêmio.

Anteontem, no Engenhão, era o dia de o Grêmio ser campeão brasileiro, se o time tivesse mantido aquele escore de 1 a 0 parcial.

Mas entrou em cena a megalomania de Luxemburgo, ele pensou assim: “Hoje é o dia de o Grêmio encaminhar a conquista do título nacional, então está na hora de eu afirmar o meu protagonismo nesta decisão histórica. Está na hora de eu deixar minha marca pessoal, meu carimbo, nesta vitória histórica: vou tirar de campo o Moreno e substituí-lo por Leandro. Assim, todos atribuirão muito a mim esta vitória que pretendo seja mais larga que este 1 a 0”.

O Nilton Espinosa, funcionário da portaria da Redação de ZH, é o gremista mais fanático aqui do jornal, trabalha nesta casa há cerca de 30 anos. Quando cheguei ontem ao trabalho, o Espinosa me esperava aos berros: “Por que o Luxemburgo tirou o Moreno. Por quê?”.

Na verdade, ninguém entendeu. Moreno tinha feito o gol do 1 a 0 parcial, com genial infiltração, recebeu o passe providencial de Elano e aí, atente bem, senhor Luxemburgo, Moreno encobriu o goleiro do Flamengo com um toque mágico do gol da vitória parcial gremista que, é quase certo, daria o título brasileiro para o Grêmio.

Que mecanismo mental extraterreno fez o Luxemburgo tirar o Moreno do time? Evidentemente, ainda com minha análise psicanalítica sobre o técnico gremista, o Luxemburgo quis associar-se a Moreno como os dois personagens centrais da grande vitória, o Moreno como autor do gol e o Luxemburgo como autor de sua substituição. A vaidade humana não tem limites.

A desculpa que Luxemburgo deu na entrevista coletiva foi esfarrapada, ridícula: disse que tirou Moreno do time até aquela hora vencedor para imprimir mais velocidade ao ataque gremista, substituindo o autor do gol por Leandro.

O quê? O que, Luxemburgo? Você queria maior velocidade que aquela usada pelo Moreno no gol gremista? Ora, vá contar essa para os paulistas, Luxemburgo, não para nós, gaúchos, que temos a mania de analisar psiquiatricamente os treinadores.

Eu tenho anotados os grandes erros de Luxemburgo no Grêmio. O maior deles, além desse de anteontem, foi quando o Grêmio decidia as semifinais da Copa do Brasil deste ano contra o Palmeiras, no Olímpico e acabamos caindo fora do campeonato, com derrota por 2 a 0.

Os leitores não vão acreditar no que Luxemburgo fez naquela decisão! Pois acreditem: ele deixou sentados no banco o Moreno e o André Lima. No banco! Não dá para acreditar que ele fez isso, mas fez!

Só que aqui por esta coluna não passam erros monstruosos como esse.

E, para finalizar, um recado para os patrulheiros: eu penso que o Luxemburgo está tendo grande participação neste terceiro lugar do Grêmio, no rumo da Libertadores. Notável participação.

Mas também está sendo desastrada a participação de Luxemburgo na não conquista do Grêmio no que se refere ao título de campeão brasileiro de 2012.

Tanto quando poupou quatro titulares contra o Vasco no jogo do Rio de Janeiro e perdemos por esse erro três pontos quanto por anteontem, porque tirar Moreno de campo, esta é de cabo de esquadra!

Nenhum comentário: