domingo, 24 de agosto de 2014

PAULO VINÍCIUS COELHO

A guerra dos cem anos

O Palmeiras completa 100 anos nesta terça e precisa movimentar-se para se manter entre os campeões

O meia Diego Souza negociou seu retorno ao Palmeiras, mas preferiu assinar com o Sport, no início de agosto. Depois da negociação concluída, um de seus representantes afirmou: "Daqui a três ou quatro anos, vai haver uma divisão entre os clubes. Alguns serão ex-grandes. Só alguns estarão entre os gigantes."

A evidente referência ao Palmeiras pode ser exagerada. Ao mesmo tempo é um sinal extra de que o histórico clube que completa 100 anos nesta terça precisa movimentar-se para se manter entre os campeões.

São vinte anos sem ganhar o Brasileiro, quinze de distância da conquista da Libertadores, apenas duas taças no século 21. A última delas, a Copa do Brasil de 2012, veio no ano do rebaixamento. Em vez de orgulho, o ano retrasado traz aos palmeirenses receio de vê-lo repetir-se.

Ultrapassar a fronteira e colocar-se de novo entre os que ganham campeonatos com frequência já era um desafio quando Luiz Gonzaga Belluzzo assumiu a presidência, em 2009. Os troféus não vieram, a construção do novo estádio, sim. Havia um motivo de orgulho e de ousadia.

Arnaldo Tirone deu a Copa do Brasil, mas aumentou a dívida ""Della Monica e Belluzzo também "" e jogou o clube nas trevas da Segundona "" Mustafá idem.

Com Paulo Nobre, seria necessário aumentar a receita e diminuir a dívida. A receita diminuiu e a dívida cresceu. Foi isso o que aconteceu, mesmo que alguém argumente com a "generosidade" de Paulo Nobre, que emprestou a juros mais baratos do que o mercado cobra.

De todas as obrigações do mercado moderno do futebol, só uma coisa andou em frente. As divisões de base estão reformuladas e começam a produzir jogadores. O lateral Vítor Luís e o volante Renato são titulares. O técnico Ricardo Gareca já escalou o meia Eduardo Júnior e observa o atacante Gabriel Jesus, o Borel. A situação hoje não é igual à do período da fila na década perdida de 1980. É pior.

Naquela época, o futebol brasileiro era estadual e os grandes clubes levavam sua grandeza para as disputas nacionais. Só por isso o Brasil é o único país do mundo com supostos doze clubes gigantes.

Esse número não vai resistir.

Em onze campeonatos de pontos corridos, só seis clubes foram campeões. Some Inter e Atlético-MG, campeões da Libertadores nesse período. Vasco e Palmeiras ganharam a Copa do Brasil, Grêmio e Botafogo não ganharam torneio nacional.

Nem os vencedores são estáveis. Atlético, Flamengo e Fluminense também precisam evitar aproximar-se da linha tênue que dividirá os vencedores dos ex-grandes.


A reflexão do Palmeiras é mais séria. A torcida envelhece, os títulos rareiam. Ao mesmo tempo, é o único clube do país com dois sócios potenciais: W. Torre e Allianz. Aos co-proprietários do estádio, não interessa um time medíocre. Aos palmeirenses de coração, também não.

Nenhum comentário: