quarta-feira, 27 de agosto de 2014


27 de agosto de 2014 | N° 17904
PAULO SANT’ANA

Monstruoso absurdo

Falando anteontem à Rádio Gaúcha, o presidente do Sindicato dos Aeronautas, a respeito do acidente aéreo que vitimou o candidato presidencial Eduardo Campos e mais seis pessoas, afirmou que em 20% dos acidentes em voos a causa é a fadiga dos pilotos!

Como é que é? Então, centenas, milhares de pessoas morrem em acidentes aéreos por estarem os pilotos fatigados? E ninguém providencia nada sobre essa catástrofe?

Os passageiros de jatinhos, por exemplo, que foi o caso de Eduardo Campos, são transportados por jatinho em ida e volta. Muitas vezes, as viagens são longas – ida e volta, portanto, indormidas. Eles não descansam? Nos voos que fiz, muitas e muitas vezes não havia tempo para descansarem e não eram substituídos. E, além de não descansarem, são obrigados a presenciar as manutenções das aeronaves por horas inteiras.

Mas não descansam? Será possível que isso esteja mesmo ocorrendo. É quase inacreditável.
Alguém precisa tomar uma providência. E no caso dos passageiros é mais grave: como é que eles vão saber se os pilotos que os transportam estão ou não fatigados?

O presidente do Sindicato dos Aeronautas quase garantiu ao microfone que no acidente fatal ocorrido em Santos a causa foi a fadiga do piloto.

As autoridades precisam imediatamente tomar medida que vise a não permitir que pilotos fatigados empunhem os manches. Tenho certeza de que só acontece essa barbaridade no Brasil. Nos outros países, não vão permitir que esse descalabro aconteça.

Ocorre-me agora que sempre viajam um piloto e um copiloto. Seria óbvio e natural que pilotasse aquele profissional que estivesse menos fatigado ou mais descansado. Mas me ocorre também que a dupla de pilotos deve trabalhar sempre junto: logo, se um estiver fatigado, o outro também estará.

Então, como é que fica? Pelas palavras do presidente do Sindicato dos Aeronautas, no mínimo 20% dos acidentes aéreos são por falhas humanas.

São falhas humanas os 20% de fadiga. E as outras falhas que são humanas e não o são por fadiga? Outras falhas ocorrem. E daí? Repito: alguém precisa urgentemente coibir esse descalabro.


E os passageiros de avião precisam ser avisados disso e cobrar sérias e profundas medidas das autoridades. Tenho certeza de que só no Brasil ocorre esse monstruoso absurdo.

Nenhum comentário: