quarta-feira, 13 de agosto de 2014


13 de agosto de 2014 | N° 17889
CAROLINA BAHIA | ANTES TARDE

Legado tangível da Copa

O Centro Integrado de Comando e Controle, que serviu para a segurança na Copa do Mundo, em Porto Alegre, vai se transformar em uma central para o controle de fronteiras. A capital gaúcha ficará com um legado tecnológico de R$ 66 milhões. O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) desembarca hoje em Porto Alegre para acertar com Tarso Genro os detalhes da operação- piloto iniciada por Rio Grande do Sul e Paraná.

Na sequência, se estenderá a Mato Grosso e Amazonas. Já nas sedes do Nordeste, o foco maior será no combate ao crime organizado a partir dos centros de Salvador, Natal, Fortaleza e Recife. Também fica o trabalho em conjunto das corporações (Secretaria da Segurança, Forças Armadas e Polícia Federal), que continuarão tendo de operar em parceria.

TODOS OS GOSTOS

Prefeitos gaúchos de partidos aliados estão preparando uma reunião com Dilma, aproveitando a agenda da candidata no Estado no próximo dia 22. Lideranças municipais do PMDB, passando pelo PDT, PP e PSB, serão mobilizadas.

TOGA NOVA

Novo presidente do STF, Ricardo Lewandowski não só é favorável à PEC dos Magistrados como pressiona pela aprovação no Congresso. O texto prevê gratificações de 5% a cada cinco anos nos salários. Um ministro do Supremo poderia receber até R$ 39,7 mil mensais.

DAS CINZAS

Sem alarde, o governo federal está retomando o projeto para cadastrar torcedores ao ingressarem nos jogos de futebol. O Torcida Legal foi esboçado após o quebra-quebra no estádio do Coritiba, em 2009, mas interrompido pelo TCU por falha na licitação dos equipamentos, em 2012. O objetivo é facilitar investigações de confrontos como os do final de semana.

ANTES TARDE


Escândalos como o flagrado em Canoas, onde a Polícia Civil descobriu que o recurso para a compra de vagas em creches era desviado, servem para lembrar que, a partir do final de 2015, a universalização do Ensino Infantil a partir dos quatro anos será obrigatória. Com o fim da judicialização das vagas, espera-se estancar mais esse foco da corrupção.

Nenhum comentário: