sábado, 16 de agosto de 2014


16 de agosto de 2014 | N° 17892
ARTIGOS - CLAUDIA BARBEDO*

O RESGATE DE ESCUTAR A SABEDORIA DOS ANCIÕES

Contudo, a metáfora de olhar pelo espelho retrovisor do carro, algumas vezes, é importante para não desprezar o passado, a fim de propiciar o resgate de escutar a sabedoria dos anciões, bem retratada nas civilizações antigas que nos ensinam a conviver com aqueles que estão na idade mais avançada e respeitálos.

Diz-se isso porque, trazendo a realidade atual, a procura pelos “conselhos de anciões” é a mola propulsora para darmos um enfoque prospectivo aos sentimentos de medo, angústia, afeto etc., a fim de que se possa tratar de forma adequada as situações de difíceis tomadas de decisão por pessoas mais jovens.

Para tanto, precisamos entender que a falta de maturidade frente a situações específicas não é um fim em si mesma, mas, sim, um meio para se chegar a um conhecimento diferente. Paulo Freire ensina que não há saber mais ou menos: há saberes diferentes. Certo é que o percurso da vida tem como ser suavizado diante da promoção da escuta às pessoas de mais idade, simplesmente porque trazem consigo uma bagagem de conhecimento ímpar.

Já é hora de a sociedade promover discussões tendo como objetivo analisar as questões a que os idosos estão expostos. A propósito, foi publicada a Lei nº 14.560, que instituiu o mês de outubro como “mês de proteção”, no sentido de que sejam promovidas discussões a respeito não só do idoso, mas, também, que envolvam criança/adolescente.

Enxergar que a convivência com idoso reserva-se ao âmbito familiar é uma visão reducionista. Ao contrário, a convivência ampliada ajuda no resgate de escutar a sabedoria dos anciões para o efeito de encaminhá-los à inclusão social. Que sejam promovidos muitos eventos no mês de proteção dos meus, dos teus, dos nossos idosos!


*Advogada, professora universitária

Nenhum comentário: