terça-feira, 30 de setembro de 2008



30 de setembro de 2008
N° 15744 - LUÍS AUGUSTO FISCHER


Vinicius entrevistado

Uma excelente idéia levada à prática pela editora Azougue: organizar volumes contendo várias entrevistas de uma grande figura do mundo cultural e intelectual brasileiro. Configurou-se uma série, Encontros, e a coisa está aí nas livrarias.

Tem um volume para Darcy Ribeiro, outro para Milton Santos e muitos outros. Uma maravilha, para ler e para conhecer a história do país e do século 20.

O volume dedicado a Vinicius abre com a entrevista dada por ele ao Museu da Imagem e do Som, em 1967, e fecha com uma outra à Veja, um ano antes de sua morte, em 1979. O poeta, nascido em 1913, se dá a conhecer profundamente em todas as conversas.

Ficamos sabendo com detalhes de suas posições católicas de direita, na juventude (ele confessa que torcia pela Alemanha na Segunda Guerra), época em que sua poesia andava pelas alturas da metafísica, em busca do Absoluto. E tinha escassos leitores, naturalmente.

Depois da Guerra, várias mudanças, entre as quais o ingresso na carreira diplomática, que o faz conhecer o mundo norte-americano, o jazz, o cinema e toda uma nova valorização da cultura oral e da música popular, que ele, paradoxalmente, já freqüentava desde menino.

Ao final dos anos 50, a pororoca de que ele mesmo é responsável: a bossa nova. Sem ele, sem a música de Tom Jobim e sem a batida de violão e a voz de João Gilberto, ela não seria ela.

Claro que Vinicius nunca coube bem no modelo enxuto, minimalista, da bossa nova xiita; sua vocação era mais para o excesso, a redundância, o derramamento, do que para a contenção.

O livro nos dá mais ainda, no conjunto das entrevistas: computadas as amizades (com Mário de Andrade e Antonio Candido, em São Paulo, com Sérgio Buarque de Holanda, Otto Lara Resende e todo mundo que interessa, no Rio),

os laços familiares (um tio-avô de Vinicius era companheiro de farras de Castro Alves), mais os casamentos e as parcerias, se vê que a alta cultura brasileira realmente dependeu de uns quinze sobrenomes, para existir e prosperar. A cara do Brasil, em todos os sentidos.

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