sábado, 27 de setembro de 2008



28 de setembro de 2008
N° 15742 - PAULO SANT’ANA


Três mulheres e um só lugar

Preteou o olho da gateada. A pesquisa divulgada hoje pelo Ibope tem vários flagrantes surpreendentes.

O primeiro é que na pesquisa anterior a diferença entre Manuela D’Ávila e Maria do Rosário era expressiva, a favor da primeira.

Mas agora, embora Maria do Rosário não tenha crescido, houve queda de Manuela D’Ávila, pelo que as duas se mostram, pela pesquisa, em empate técnico. Manuela D’Ávila tem 19 pontos e Maria do Rosário 16.

Como qualquer criança sabe, as pesquisas erram. E as três pesquisas que têm sido publicadas mostram discrepâncias. Será preciso confrontar esta pesquisa do Ibope publicada hoje com as outras duas que virão a seguir.

No entanto, embora se deva demonstrar cautela frente aos índices, o jornalismo não pode ignorar as pesquisas.

E esta pesquisa do Ibope divulgada hoje mostra uma mexida séria na eleição.

Já vimos então que o primeiro dado impactante da pesquisa de hoje do Ibope é que endureceu a disputa pelo segundo lugar no primeiro turno, isto é, sobre quem acompanhará Fogaça no segundo turno.

O favoritismo para essa posição era de Manuela D’Ávila nas pesquisas anteriores. Agora não é mais, embora ela continue com três pontos à frente de Maria do Rosário, essa diferença decaiu, apesar de que a candidata do PT não tenha crescido.

Mas como Manuela perdeu pontos, as duas agora estão no que se convencionou chamar de empate técnico, o que deve ter sido saudado com estrépito nas fileiras petistas.

Manuela com 19 pontos, Rosário com 16 pontos, preteou o olho da gateada.

O outro dado estupefaciente da pesquisa do Ibope de hoje é que, na projeção para o segundo turno, José Fogaça cresceu intensamente.

Algumas pesquisas, antes, chegavam a acusar empate técnico entre Fogaça e Manuela para a hipótese de que se defrontassem em um segundo turno.

E agora a projeção para o segundo turno mostra Fogaça com 52 pontos, enquanto Manuela tem apenas 31 pontos.

Ou seja, Fogaça cresceu abundantemente e Manuela caiu na mesma intensidade. Um subiu, a outra entrou em declínio.

Além disso, pela primeira vez em pesquisas, Maria do Rosário passou à frente de Manuela em um aspecto: a diferença entre Fogaça e Manuela na projeção de um segundo turno é maior do que a que separa Fogaça de Maria do Rosário.

Traduzindo, o que parecia ser antes inviável, aconteceu: embora com pequena margem, esta pesquisa do Ibope de hoje mostra que Rosário é mais candidata que Manuela para um segundo turno, a candidata do PT teria 34 pontos num segundo turno, enquanto Manuela ficaria com apenas 31.

Apesar de que a diferença entre Fogaça e as duas, na projeção de um segundo turno, seria de 21 pontos com relação a Manuela e de 16 pontos com relação a Maria do Rosário, não deixa de ser espetacular que, de repente, Maria do Rosário ofereceria maior resistência a Fogaça num segundo turno do que Manuela.

Nas pesquisas anteriores, dava-se o contrário, Manuela era a mais cotada para enfrentar Fogaça no segundo turno.

Manuela deverá hoje estar torcendo o nariz para esta pesquisa, Maria do Rosário, embora não tenha crescido, repito porque é importante, com certeza comemora esta projeção do Ibope e vai incendiar esta eleição.

Outro dado significativo da pesquisa é o crescimento de Luciana Genro. Ela agora tem 10 pontos, seis apenas a separam de Maria do Rosário. Porque a candidata do PT estagnou na pesquisa e Luciana Genro cresceu meteoricamente.

Ou seja, Manuela caiu, Luciana Genro cresceu, Fogaça cresceu, Maria do Rosário estagnou mas viu sua mais séria rival, Manuela, cair lá de cima e despencar no seu colo na luta acirrada, sempre em face da pesquisa de hoje, pela segunda colocação.

Aparentemente, Fogaça tem lugar garantido no segundo turno, salvo grande surpresa.

Mas ninguém mais tem lugar garantido no segundo turno, como parecia que Manuela vinha tendo nas pesquisas anteriores.

Nos debates que acontecerão esta semana, tudo pode acontecer com as três peças femininas que disputam o segundo lugar, portanto um só lugar no segundo turno.

Vai ser uma luta de pranchaços e coronhadas nos debates entre as três candidatas.

Saiam da frente, que preteou o olho da gateada. Tudo, é claro, lembrando que as pesquisas muitas vezes erram.

Nenhum comentário: