Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Jaim Cimenti
A felicidade e seus perigos
O romance Em caso de felicidade confirma o parisiense David Foenkinos como uma das melhores revelações da literatura francesa contemporânea.
A narrativa trata de casais, amantes, filhos, trabalho e de nossas modernas e frágeis relações humanas. Foenkinos, formado em Letras pela Sorbonne, é autor de outros quatro livros: Inversion de l´idiotie (2002), Entre les oreilles (2003), Qui se souvient de David Foenkinos?e
O potencial erótico de minha mulher, publicado no Brasil pela Editora Rocco. O jovem autor, nascido em 1974, mostra uma vez mais o talento para retratar, com ironia e sacadas filosóficas, as importantes miudezas do cotidiano de todos nós.
Em caso de felicidade questiona o encontro da felicidade e fala dos perigos que ela pode apresentar para os mortais quando aparece e desaparece. Na história, Jean-Jacques, consultor financeiro bem-sucedido, vive um casamento morno com a bela Claire.
Os dois infligem à filha única, Louise, aulas de dança, piano e mandarim. Querem uma filha modelo. Enfrentam uma fase na qual o tédio os impede até de questionar suas próprias escolhas.
As lembranças de uma viagem a Genebra, no alvorecer da paixão, fazem os dois sobreviver ao dia-a-dia cinzento. Porém, as inquietações e a necessidade de ir atrás de outras coisas abrirão novos rumos.
Jean-Jacques conhecerá Sônia, colega de trabalho que será uma espécie de nova Genebra para ele.
Claire, por sua vez, também reviverá a viagem mítica através do contato com Igor, detetive tímido e amante do cinema que ela resolve contratar para seguir o marido ao desconfiar da traição.
Um enredo muito bem-amarrado, envolvendo também relações sociais, familiares e profissionais, vai mostrar os protagonistas, bem à moda francesa, metidos em mil confusões e encrencas.
Mesclando romantismo, psicanálise e toques das relações atuais, e, ainda, fazendo referências aos filmes Jules e Jim, de Truffaut e Asas do desejo, de Wim Wenders, o romance de Foenkinos mostra que o destino pode presentear novas chances para os casais. Casais, que, como sempre, nunca estão livres de medos, sofrimentos e dificuldades.
A narrativa parece alertar que não há seguro em caso de felicidade e que se pode pagar um preço alto por acreditar no contrário.
Afinal, lá no fundo, quem não pensa, pelo menos de vez em quando, em conhecer uma pessoa nova, deixar-se seduzir nos cafés, lembrar velhos filmes e beijar como
um adolescente?
Bem-humorada e algo surrealista, a ficção do jovem e brilhante escritor o coloca, com brilho, nas melhores tendências da literatura francesa atual e mostra que sempre é possível dar tratamento original e sedutor a temas aparentemente antigos e esgotados.
Sempre haverá leitores para histórias bem-contadas sobre sentimentos e emoções que seguem animando os humanos. Tradução de Bernardo Ajzenberg, 184 páginas, R$ 34,00. Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário