segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Jornal do Brasil - 22/9/2008

Governo analisa compra de ações com FGTS

O governo deve autorizar novamente que pequenos investidores utilizem recursos do FGTS para a compra das ações da Petrobras. O dinheiro arrecadado será investido na exploração do petróleo da camada pré-sal.

O governo Lula analisa a pos- sibilidade de reabrir compra das ações da Petrobras com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo reportagem publicada ontem no jornal Folha de São Paulo, a utilização do dinheiro arrecadado foi autorizada para a explorar o petróleo da camada pré-sal.

Quem já tem ações da Petrobras compradas com recursos do fundo também vai poder aplicar recursos restantes nos papéis. Mas para permitir a capitalização, será preciso mudar a lei. A atual legislação que permite a compra só libera uma única aquisição.

Em 2000, ano em que o governo permitiu pela primeira vez o uso do fundo para esse tipo de compra, 312 mil trabalhadores adquiriam as ações. De lá para cá, os papéis se valorizaram mais de 750%, ou seja, a aplicação foi multiplicada em mais de oito vezes.

Mesmo com a crise, no último ano as ações valorizaram mais de 30%. Durante o processo de privatização da Vale do Rio Doce, em 2002, o governo autorizou a compra de suas ações. O resultado foi que mais de 700 mil trabalhadores compraram os papéis.

A partir daí as ações renderam mais de 800%, ou seja, mais de nove vezes o valor das aplicações.

Porém, devido ao saque feito por alguns investidores por conta da crise, o fundo FGTS-Petrobras perdeu 18,28% este ano e o FGTS-Vale, 24,65%. Mas os ganhos desses fundos ainda são superiores à correção do FGTS e ganham até do Ibovespa.

Nenhum comentário: