sexta-feira, 26 de setembro de 2008



26 de setembro de 2008
N° 15740 - LIBERATO VIEIRA DA CUNHA


Breve ensaio de eternidade

Nunca estou só nesta sala. Me acompanha sempre a galeria de retratos que reuni ao longo dos anos e que são cúmplices testemunhas de minha vida.

Tudo começou como um jogo do acaso. Encontrei, depois de muito perdida, uma foto minha e de meus pais. Eles sorriem para mim. Eu, nos meus três meses de idade, me volto para um flagrante da vida irreal, talvez um gato, talvez uma andorinha, talvez ainda uma gota de chuva, pois faz agosto e o inverno é rigoroso.

Rigorosa será também minha vida, mas naquele instante de nada sei. Creio também nem suspeitar, nas sucessivas fotos que fui redescobrindo, em que estamos de novo os três – e logo somos quatro e cinco e seis.

E já que éramos múltiplos – e tão unidos em festas de aniversário, momentos de alegria, encontros de improviso –, decidi juntar todas essas fotos e emoldurá-las. Mas aí me bateram as perguntas inaugurais: Quem sou? De onde venho? Para onde vou?

Tentei respondê-las abrindo as gavetas do passado. Estes são meus avós. Aqueles ali não, são meus bisavós, meus trisavós, os pais de meus trisavós. E a todos dei competente moldura, embora algumas fotos estivessem tão desmaiadas quanto uma lembrança que sente de repente a tentação do eclipse.

A esta altura já tinha reservado nesta sala duas prateleiras para abrigar os recém-chegados de ontem e anteontem. Sobravam espaços – e abri a galeria de hoje. Hoje somos assim, logo não teremos idéia de como seremos. E amanhã?

Providenciei imediatamente a ala do futuro, prontamente preenchida com as fotos de meus filhos e de meus netos. Há um problema com os meus netos: estão sempre crescendo.

Mas como ainda sobram pequenas alamedas nas estantes, resolvi que vou ocupá-las com o seu florescimento. Nunca estou só nesta sala.

Nela está a imagem de minha vida e de todas as vidas que vieram antes de mim – a de quantos recém estão aportando a este breve ensaio de eternidade.

Ótima sexta-feira e um excelente fim de semana

Nenhum comentário: