sábado, 27 de setembro de 2008



27 de setembro de 2008
N° 15741 - ANTONIO AUGUSTO FAGUNDES


O Moringue

O melhor, o mais ativo, o mais estrategista, o mais valente, o mais astucioso, o mais jovem comandante do Império durante o Decênio Heróico (1835 – 1845) foi Francisco Pedro de Abreu, vulgarmente chamado Chico Pedro, ou Moringue ou o Fuinha.

Chico Pedro porque era Francisco Pedro. Fuinha porque era metido e fuçador, e Moringue porque fisicamente lembrava uma moringa (embora alguns digam que esse era também o apelido do seu pai).

O Moringue nasceu em Porto Alegre a 23 de março de 1811. Seu nome completo era Francisco Pedro Brusque de Abreu, filho do comerciante português Pedro José Gomes de Abreu e de dona Maria Alves de Menezes.

Não descobri quase nada sobre a vida do Moringue, nem ao menos o seu ingresso no Exército. A minha teoria é que ele começa a se destacar durante os cercos que os farrapos impuseram por três vezes á Capital da Província. Mas a sua carreira militar foi rápida.

A primeira notícia que eu tenho do Moringue, quando a guerra dos farrapos vai em alta, é de 13 de julho de 1838, quando o grande comandante farrapo Amaral Ferrador derrota no Camaquã forças legalistas sob o comando do Chico Pedro.

Mas já no dia 28 de agosto, ou seja, pouco depois, o Moringue derrota o mesmo Amaral Ferrador na Picada, perto do cerco que os farrapos impunham a Porto Alegre. Com a vitória, o Moringue arrebata preciosa cavalhada ao inimigo e leva a presa para dentro dos muros da Capital.

Em novembro, ainda em 1838, o Moringue realiza uma de suas maiores façanhas, uma das surpresas de que ele tanto gostava: embarcando suas tropas em canoas, ele surpreende no Rio Jacuí, em Santo Amaro, o farroupilha Francisco Teixeira.

A 19 de setembro o Moringue, que tinha a volúpia da surpresa, invade a charqueada do coronel farroupilha José Manoel Leão, no interior de São Jerônimo. Morre o Juca e um irmão. Foi um estrago bárbaro.

A 18 de outubro o Moringue não consegue vencer a resistência farroupilha aos arredores de Gravataí. Enfrenta um contra-ataque e se segue um combate violento.

A 25 de novembro, Moringue ataca Rio Pardo, cidade que ocupa e saqueia por seis horas causando mortes e feridos.

Continua na próxima semana

Nenhum comentário: