quarta-feira, 17 de setembro de 2008



18 de setembro de 2008
N° 15730 - PAULO SANT’ANA


Primeiro turno decide

A coisa está disposta da seguinte forma: se for para o segundo turno com Maria do Rosário, Fogaça é reeleito prefeito.

Se, no entanto, for para o segundo turno com Fogaça a Manuela D’Ávila, pode pretear o olho da gateada.

Se o Fogaça pudesse fazer isto, mandaria uma boa parte do seu eleitorado não votar nele no primeiro turno, com a finalidade de enfrentar a Maria do Rosário no segundo turno, pediria que esta parcela votasse na Maria do Rosário.

Uma questão polêmica é de quem serão os votos da Maria do Rosário no segundo turno, caso ela não se classifique. Quem votar na Maria do Rosário no primeiro turno vai se bandear no segundo turno para a Manuela?

Se se bandear, a Manuela ganha a eleição do Fogaça.

Uma pena que a Luciana Genro não tenha estrutura partidária, parece faltar-lhe fôlego eleitoral para chegar ao segundo turno.

Mas a Luciana Genro me garantiu ontem, quando nos encontramos na televisão, que ela irá para o segundo turno e que os debates é que vão fazê-la crescer junto ao eleitorado. Isto quer dizer que vem chumbo.

A Manuela D’Ávila é o maior fenômeno desta eleição. A maioria das pessoas que eu encontro nas ruas me diz que vai votar nela e ninguém me explica por quê.

Deve ser isso que chamam de carisma, uma atração magnética sem fundamento material, uma sedução anímica, uma simpatia natural que emana da pessoa e atinge os outros de forma envolvente.

Se nenhum fato extraordinário irromper até a eleição, se Fogaça resistir nos debates ao cerco crítico que vão lhe armar os outros candidatos, Fogaça tem de rezar para disputar o segundo turno contra Maria do Rosário.

Mas justamente por isso é que Fogaça deve ser aliviado pelas outras três candidatas nos debates: é que elas terão de ser mais contra elas mesmas do que contra Fogaça, porque teoricamente ele agora não é o maior inimigo delas.

O que as três mulheres têm para batalhar é o único lugar que sobra no segundo turno, a luta nos debates será encarniçada entre elas, o Fogaça pode ficar um pouco fora desse tiroteio.

Para subir para o segundo turno, Maria do Rosário deve atacar Manuela. Para subir para o segundo turno, Manuela deve atacar Maria do Rosário.

E para quem sabe subir para o segundo turno, perspectiva um tanto remota mas plausível, Luciana Genro terá de atacar a Maria do Rosário e a Manuela. Uma fuzilaria.

Aparentemente, só resta uma vaga no segundo turno, Fogaça deve ocupar a primeira.

Isso pode talvez tornar os debates sangrentos. E por isso tudo que expliquei é que acredito, salvo surpresa, que essa eleição se decide no primeiro turno.

Nenhum comentário: