26 DE FEVEREIRO DE 2022
NFORME ESPECIAL
O caçador de cogumelos
Quando o biólogo Jeferson Müller Timm começou a estudar cogumelos, em 2005, na Faculdade de Biologia da Feevale, em Novo Hamburgo, aquele ramo de pesquisas era alvo de preconceito fora do ambiente acadêmico. Ainda menino, Timm ouvia os mais velhos definirem os cogumelos como "chapéus de cobra". "Melhor nem chegar perto", repetiam, receosos.
- Ou era veneno, ou era droga. E sempre vinha alguém com alguma piada quando comecei minhas pesquisas. Ainda estamos tentando mudar isso, mas o cenário já evoluiu bastante - conta o especialista, que tem 40 anos e também atua como técnico na área de gestão ambiental na prefeitura de Campo Bom.
A mudança andou a passos rápidos, de braços dados com chefs de cozinha brasileiros, que passaram a utilizar cada vez mais o ingrediente em seus pratos - dos suculentos porcini, espalhados pelas florestas de pinus na Serra gaúcha, aos champignon e shimeji silvestres.
Nessa caminhada para difundir conhecimento e desmistificar o mundo dos fungos selvagens, Timm passou a liderar "caçadas de cogumelos" no interior do RS. As expedições - já são mais de 20 - envolvem coletas na mata e aliam informação, diversão e boa gastronomia. Atraem a curiosidade de adultos e crianças.
Em 2018, com farto material e conhecimento acumulado, o biólogo fez um financiamento coletivo para produzir o livro Primavera Fungi - Guia de Fungos do Sul do Brasil, com 154 espécies catalogadas. Agora, Timm acaba de autografar, no Parador Hampel, em São Francisco de Paula, a segunda edição da obra (foto ao lado), revisada e ampliada com 172 variedades (saiba mais em primaverafungi.com). O livro traz novas e saborosas receitas culinárias, valorizando os cogumelos locais, encontrados em terras gaúchas.
Há um documentário sobre esse tema na Netflix chamado Fungos Fantásticos, que vale a pena assistir. Dirigido por Louie Schwartzberg, o filme mergulha no mundo misterioso dos fungos e mostra a capacidade regenerativa dos cogumelos (eles ajudam até mesmo a limpar derramamentos de óleo) e as redes invisíveis formadas sob a terra, conectando as árvores.
Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências nunca antes experimentadas na História.
VLADIMIR PUTIN
Presidente da Rússia, que ao invadir a Ucrânia ameaçou outras nações que se intrometerem no conflito militar.
Nos deixaram sozinhos para defender nosso Estado.
VOLODIMIR ZELENSKY
Presidente da Ucrânia, lamentando a falta de engajamento militar de outros países.
Putin é o agressor. Putin escolheu essa guerra. E agora ele e seu país vão sofrer as consequências.
JOE BIDEN
Presidente dos EUA, sobre as sanções aplicadas ao líder russo e à própria Rússia.
São 69 universidades federais, todas elas pedindo recursos, e eu cada vez com o recurso menor.
MILTON RIBEIRO
Ministro da Educação, em passagem por Porto Alegre, sustentando não ter verbas para atender todas as instituições de ensino superior.
Eu não tenho medo nenhum de falar contra o Raul Seixas
ED MOTTA
Cantor, atacou o baiano considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, morto em 1989.
Nós somos a próxima revolução.
FAFÁ DE BELÉM
Cantora e técnica do The Voice +, engajada contra o chamado etarismo, preconceito que afeta pessoas acima de determinada idade.
Vou até o fim do Mundial. Não tenho porque mentir aqui.
TITE
Técnico da Seleção, revelando que vai deixar o cargo após a Copa do Catar.
Com a chegada do Carnaval, nada mais justo do que destacar a obra de um artista que foi cantor, compositor e pintor do samba por excelência: Heitor dos Prazeres, um carioca cheio de ginga que viveu entre 1898 e 1966 e participou da fundação de grandes escolas cariocas, como Portela e Mangueira. Uma de suas pinturas - Dança, de 1965 - segue exposta no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, que, aliás, merece uma visita. A obra foi doada à instituição por outra pintora, Iracema Arditi, e chama atenção pelas cores e pela alegria dos dançarinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário