quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022


23 DE FEVEREIRO DE 2022
POLÍTICA +

Migração em bloco Cabeça erguida Nova ameaça alarma deputados

Um dia após ser comunicada da demissão do cargo de secretária de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino divulgou carta com a relação de entregas da pasta durante seus 14 meses de gestão. Na mensagem, ela afirma que lhe "causa estranheza a reclamação por falta de planejamento" na gestão.

- Saio de cabeça erguida com a contribuição que dei para a rede municipal, e também muito aliviada. Temos de procurar espaços onde somos felizes e temos satisfação de trabalhar - disse Janaina à coluna.

Mais um deputado estadual recebeu ameaça relacionada à PEC que regulamenta a polícia penal. Depois do caso de Juliana Brizola (PDT), Jeferson Fernandes (PT) recebeu e-mail em tom semelhante. As duas mensagens partiram do mesmo endereço eletrônico. A exemplo da colega, Fernandes registrou ocorrência na Polícia Civil.

No início da sessão de ontem, o presidente da Assembleia, Valdeci Oliveira (PT), anunciou que buscaria apoio do secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, para a investigação dos casos. Ranolfo disse que determinou à chefe de Polícia, Nadine Anflor, que seja dada prioridade na apuração do assunto e que vai acompanhar os desdobramentos.

Organizando uma migração em massa de seus filiados para o PL, a cúpula do DEM do Rio Grande do Sul se reuniu ontem em um hotel de Porto Alegre para discutir os detalhes da operação. A ofensiva visa atrair o maior número possível de líderes políticos ao partido do presidente Jair Bolsonaro e faz parte do plano de sustentação da candidatura do ministro Onyx Lorenzoni ao governo do Estado.

Cerca de 400 políticos que trocarão o DEM pelo PL compareceram ao evento.

A maior parte do grupo deverá assinar a ficha no dia 22 de março, em ato no Teatro Dante Barone. O presidente do PL estadual, deputado Giovani Cherini, e os vereadores de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PSL) e Fernanda Barth (PRTB) também participaram.

Como os deputados (inclusive Onyx) podem migrar na janela partidária de março e os prefeitos e vices a qualquer momento, os líderes do DEM dedicarão atenção especial aos vereadores. Em tese, os eleitos em 2020 só poderiam mudar de partido em 2024, sob risco de perderem o mandato.

Para engrossar as fileiras do PL, uma peça jurídica padrão será distribuída aos vereadores do DEM, para que ingressem com pedido de desfiliação por justa causa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com o presidente estadual do DEM, Rodrigo Lorenzoni, a alegação é de que, na fusão com o PSL para formar o União Brasil, houve mudança substancial no programa partidário.

o governador eduardo leite recebe hoje, às 17h, o Embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. o encontro foi intermediado pelo deputado frederico antunes (PP). scioli deve convidar Leite para visita oficial à Argentina, incluindo encontro com o presidente Alberto Fernández.

O deputado Vilmar Zanchin (MDB) assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, no lugar do correligionário Tiago Simon.

Será apresentada hoje pelo governo do Estado a prefeitos da Grande Porto Alegre proposta para a integração do transporte metropolitano com o transporte urbano.

POLÍTICA +

Nenhum comentário: