segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022


07 DE FEVEREIRO DE 2022
ARTIGOS

A SUSTENTABILIDADE ESTÁ NA ESSÊNCIA

Grandes eventos como a COP26 e a Expo Dubai propuseram às nações globais fortes movimentos para avançar na direção de uma produção mais sustentável. Metas audaciosas que fazem com que os conceitos de sustentabilidade tenham de estar acessíveis a todos, mesmo que por meio de pequenas iniciativas. Entender que cada ação com este propósito conta é fundamental para que ela prospere em todos os elos da cadeia produtiva, da grande empresa ao pequeno produtor.

Visões consagradas no setor se juntam a outras, ainda inovadoras, no cotidiano da produção. Casos da economia circular proveniente da transformação de dejetos da pocilga em energia elétrica, a partir do gás metano, ou a energia fotovoltaica, cada vez mais presente em granjas avícolas, um atrativo sustentável e financeiramente atraente, especialmente em tempos de tarifa elevada. Soluções como essas levaram o Departamento de Agricultura do Reino Unido a reconhecer que um quilo de carne de frango brasileira entregue na gôndola inglesa tem menos emissão de CO² do que o produto local.

Essas práticas ganharam impulso em uma iniciativa idealizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) junto aos associados. É o Programa de Incentivo às Práticas Sustentáveis. Com treinamentos e materiais educativos, queremos ampliar a adoção de soluções voltadas à sustentabilidade para toda a cadeia produtiva, desde pequenas propriedades até as grandes agroindústrias. Orientações para implantação de sistemas de energia fotovoltaica e para o total cumprimento das legislações vigentes estão no escopo. Em breve, também tratará do uso da água, biodigestores, controle de emissões etc.

Por si, o programa não traz inovações. Mas é na essência que está o ponto mais forte para alcançar os objetivos. Ele incentiva ações simples que, aplicadas por todos, levam a conquistas maiores. A mesma unidade que nos tornou grandes e nos levou a estar entre os maiores produtores e exportadores de aves do mundo, além de um dos quatro no ranking de suínos. A mesma resiliência que não deixou faltar comida na mesa dos brasileiros em tempos difíceis. A mesma tenacidade que vai contribuir para um planeta melhor.

 Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) - RICARDO SANTIN

Nenhum comentário: