sábado, 12 de fevereiro de 2022


12 DE FEVEREIRO DE 2022
+ ECONOMIA

Uma cachaçaria na terra do vinho

Conhecida pelas vinícolas que formam o Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, na serra gaúcha, também abriga atrações turísticas para os fãs de outras bebidas. É o caso da Casa Bucco, cachaçaria com plantação de cana-de-açúcar de 19 hectares, que construiu a sua história na "terra do vinho".

Em 1925, os imigrantes italianos da família Bucco começaram a produzir cachaça de alambique na região. Por anos, a produção foi organizada de uma forma regionalizada. Em 2000, o consultor técnico em bebidas Moacir Menegotto assumiu a casa e incorporou a produção de outras bebidas destiladas.

Segundo Matheus Menegotto - filho de Moacir e um dos administradores do empreendimento -, foi o seu pai quem identificou o potencial turístico da propriedade e passou a desenvolver o modelo de gestão que é utilizado pela empresa atualmente.

No local, clientes e visitantes podem comprar produtos, conhecer o processo de fabricação e se hospedar na pousada que fica dentro da propriedade.

A imersão na cultura da cachaça é um forte atrativo do local, mas não é o único. Localizada no Vale do Rio das Antas, a casa oferece aos seus visitantes paisagens de "encher os olhos". Durante a estadia na pousada, os hóspedes podem realizar "ecoatividades" como trilha com duração de três horas.

Matheus explica que a localização não é só benéfica para o turismo, mas também para a produção da cana-de-açúcar:

- Durante o inverno, na região próxima do Rio das Antas existe a presença de intensa neblina. Por conta disso, ocorre um microclima propício para a produção da matéria-prima.

Desde 2012, a empresa passou a produzir também de maneira orgânica. Ou seja, o cultivo não inclui fertilizantes químicos ou pesticidas, e o trato é manual.

Para visitar o local, não é necessário agendamento prévio. A casa fica aberta das 9h às 17h. Quem deseja se hospedar na pousada deve entrar em contato por meio do e-mail reservas@casabucco.com.br ou pelo telefone (54) 99129-1586.

RAFAEL VIGNA INTERINO

Nenhum comentário: