10 DE FEVEREIRO DE 2022
CARPINEJAR
Nomes trocados
Há nomes que não conferem com o lugar, há nomes fora de lugar, transplantados de sua alma original.
Já estive numa excelente churrascaria Arco-íris, só que ela sugeria um motel. O batismo não combinava com o ambiente de espeto corrido, de gordura, de beiços oleosos. Assim como já vi na estrada um motel chamado Espeto de Ouro, que evocava uma churrascaria. Imagino a cama redonda, a luz negra, a banheira de hidromassagem e a churrasqueira ao fundo. O jeito é carregar um saco de carvão no porta-malas.
Entendo que são nomes fantasia, mas tudo tem limite. Já frequentei um açougue que se nomeava Gerânios, onde comprava uma maminha macia. E ia numa floricultura à cata de braçadas de gerânios conhecida como Pele do Pampa.
Na minha rua, coexistiram, lado a lado, uma Funerária Bem-Estar e um bar de sinuca denominado de Morte Lenta. Você se dirigia para um cantinho em busca de harmonia e realização pessoal e saía de lá como um cadáver. Ou se programava para se despedir dos amigos e se consagrava nas caçapas.
Nenhum estabelecimento como esses fortalece a fixação emocional da memória. As recordações ficam com sentimentos díspares, esquizofrênicos. Você procura algo que não consta nos endereços.
A esquisitice prejudica o desempenho do detector de mentiras. Porque a base da verdade é a verossimilhança. Não basta somente ser verdadeiro, mas também parecer verdadeiro.
Não é o caso. Aliás, isso gera casinhos imaginários. Não tem nem como explicar para a esposa.
- Onde você está? - Vim comer no Arco-íris. - Quero chamada de vídeo agora!
O consumidor é levado junto para a doideira. Ninguém acredita nas suas intenções e no seu GPS. Viverá dando desculpas por uma confusão alheia à sua vontade.
Não sei o que passa na cabeça de uma PF quando se transforma em PJ. O poder sobe à cabeça de alguns comerciantes, e transformam sua liberdade em extravagância. E a junta comercial não pode fazer nada para salvar o legado.
De repente, o nome é uma promessa a um amor, ou uma homenagem a um familiar, ou um amuleto da sorte. Paira num plano supersticioso, acima das contestações racionais.
A incompatibilidade entre o letreiro e a natureza de empresa terminou por incentivar a minha prolixidade na agenda telefônica.
Tento colocar o máximo de informações na hora de salvar um contato, incluindo onde conheci a figura.
"Fred proprietário da churrascaria Arco-íris que não é motel. Telefone tal."
Quando eu me esqueço do nome da churrascaria, pelo sistema de busca do WhatsApp, digito "motel" e localizo com facilidade. Mas continua sendo profundamente constrangedor.
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