quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022


16 DE FEVEREIRO DE 2022
+ ECONOMIA

Projeto de R$ 5 bilhões para o Litoral Norte avança no RS

Depois das licenças ambien­tais para a usina termelétrica do Grupo Cobra, avaliada em R$ 6 bilhões, em Rio Grande, nesse que promete ser o maior investimento privado do Rio Grande do Sul, outro aporte esperado teve avanços no Estado. Trata-se da construção do Porto Meridional, estimada em R$ 5 bilhões, em Arroio do Sal.

A instalação de um porto no Litoral Norte é demanda antiga. Remete ao período do Império (1826), mas, em razão da economia gaúcha estar dependente do charque, à época, o terminal acabou em Rio Grande, no Sul, portanto, mais próximo da principal zona produtora. Após dois séculos, agora incentivada por um grupo de industriais da Serra - o MobiCaxias, - a ideia ganhou corpo outra vez. Para tocar o projeto, a DTA Engenharia, considerada uma das empresas com maior expertise portuária no país, deu a largada nos trâmites.

Figura presente desde o início das negociações, o senador Luis Carlos Heinze (PP) informa à coluna que mais uma etapa foi concluída na semana passada, com a liberação do termo de referência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O procedimento, conforme explica o parlamentar, viabiliza o processo de licenciamento ambiental e abre os caminhos para vencer as formalidades também na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) e na Superintendência de Patrimônio da União.

De acordo com Heinze, o aval soma-se às autorizações da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e da Marinha do Brasil para a escavação em área portuária de 2,5 quilômetros na beira-mar.

- Foi mais um avanço a ser celebrado. É a penúltima etapa antes de consolidar o projeto com investidores, o que deve ocorrer até o final deste ano e já gera reflexos para o aquecimento econômico da região - comenta o parlamentar.

Segundo ele, a ideia é intensificar a prospecção de investidores. Nas cargas, confirma o senador, são muitos os interessados em participar da instalação, que possui viabilidade técnica garantida.

O acesso será direto pela BR-101 e há previsão de ponte estaiada sobre a Lagoa de Itapeva para possibilitar o armazenamento de contêiner, ao lado da Estrada do Mar, sem comprometer o fluxo na rodovia estadual.

RAFAEL VIGNA INTERINO

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