sexta-feira, 13 de junho de 2008



13 de junho de 2008
N° 15631 - Ricardo Silvestrin


A ronda de Caetano Veloso

Ouvir as melodias. Foi o que aprendi um pouco com o músico e professor Leandro Maia.

Uma boa maneira de fazer isso é cantarolar a melodia sem a letra. Foi o que fiz nesta semana pra achar em que ponto Sampa, de Caetano Veloso, dialoga com Ronda, de Paulo Vanzolini. Já sabia que havia esse diálogo, acho que de entrevistas do Caetano.

Ouvia uma semelhança, mas fui descobrir onde estava. É no último verso de Ronda: "cena de sangue num bar da Avenida São João". Experimente cantarolar sem a letra. Ou ouça a gravação de Sampa com João Gilberto. Ele inicia cantarolando esse ponto, dando a dica.

Esse trecho se repete em partes da melodia de Sampa: "e novos baianos te podem curtir numa boa". Também antes, depois de quando ele fala da Rita Lee, na repetição do "que só quando cruza a Ipiranga e a Avenida São João". E fechando a estrofe seguinte: "porque és o avesso do avesso do avesso do avesso".

Então, para falar de São Paulo, Caetano foi pegar como base Ronda, um samba que é um verdadeiro hino da cidade. Começa com "de noite / eu rondo a cidade / a te procurar...".

Essa ronda pela cidade, à procura de entender São Paulo, está na canção de Caetano. E a Avenida São João, que termina Ronda, começa Sampa: "alguma coisa acontece no meu coração / que só quando cruz a Ipiranga e a Avenida São João".

A avenida atravessa as duas canções. Na de Caetano, desfilam todos os símbolos que ele considera importantes no seu desvendamento de Sampa. Rita Lee, que chama de a mais completa tradução. Mutantes.

"Teus poetas de campos e espaços", alusão aos poetas concretos Haroldo e Augusto de Campos. "Da dura poesia concreta de tuas esquinas". E Décio Pignatari, o outro poeta concreto, também é citado com o avesso do avesso.

Túmulo do samba é como Vinícius de Moraes se referiu a São Paulo para o pianista Johnny Alf.

E assim Caetano vai rondando a cidade por vários ângulos: culturais, afetivos, críticos, autocríticos. "E os Novos Baianos (a banda do Moraes Moreira, Pepeu, Baby...) passeiam na tua garoa". "E novos baianos (outros baianos que não param de chegar) te podem curtir numa boa".

Nenhum comentário: