31
de agosto de 2013 | N° 17539
CLÁUDIA LAITANO
Aspiracional
Publicitários
sabem que não basta dizer que uma cerveja é boa ou que um banco vai cuidar bem
do seu dinheiro. É preciso dizer isso de forma a seduzir o cliente em potencial
– e para tanto deve-se oferecer mais do que uma simples informação. O que, em
uma propaganda de banco ou cerveja, pode prometer mais do que um bom serviço ou
uma boa bebida? É justamente essa a alma do negócio.
Não
por acaso, é nesse ambiente do marketing e da propaganda que o termo
“aspiracional” tornou-se mais comum. Levar em conta a “aspiração” de um
determinado público é entender que você pode atingi-lo não apenas pelo que ele
é, mas pelo que ele gostaria de ser.
Apesar
de ter sido cooptado pelo universo do consumo, o termo se encaixa em aspectos
da nossa vida que vão além da imagem que gostaríamos de passar comprando um
determinado modelo de carro ou usando um determinado tipo de roupa.
Somos
seres aspiracionais por excelência em quase todas as nossas escolhas: as
pessoas por quem nos apaixonamos, a profissão que escolhemos, a escola em que
matriculamos nossos filhos. Há em cada uma dessas decisões o componente não
totalmente racional do desejo de atingirmos uma versão melhor e mais caprichada
de nós mesmos, através da associação com pessoas, atividades ou instituições
que admiramos.
Na
última segunda-feira, no seminário Fronteiras do Pensamento, o filósofo
australiano Peter Singer apresentou uma síntese de suas ideias sobre temas
contemporâneos que colocam em xeque nossas convicções e nossa noção de
responsabilidade. Poderíamos qualificar a ética prática de Singer como
“aspiracional”.
Algumas
das atitudes que ele propõe – doar parte do seu dinheiro para quem não tem
nada, cuidar seriamente da saúde do planeta abrindo mão de alguns luxos ou
evitar o sofrimento desnecessário de animais – parecem exóticas e extremas para
a maioria das pessoas, o próprio filósofo admite. Mas se nem todos têm intenção
de destinar 10% da sua renda para diminuir a miséria do mundo ou cogitam abrir
mão do churrasco de domingo, apenas o exercício de pensar sobre isso talvez
seja capaz de ampliar o “aspiracional moral” que nos serve de referência.
Um
dos méritos da ética pragmática de Peter Singer é o de propor que cada um
reflita seriamente sobre o que considera uma vida boa e justa e o que tem feito
para atingi-la. Quem não faz esse exercício com alguma frequência sempre corre
o risco de acomodar-se no extremo oposto – encontrando argumentos cada vez
melhores e mais sensatos para ser e fazer muito menos do que aquilo que seria
apenas o mínimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário