
Principais autoridades presentes na COP30
A menos de uma semana para o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), 159 países estão com a acomodação reservada e 28 ainda em negociação. O número representa 82% dos países partes da UNFCCC - órgão da ONU responsável pela organização da Conferência. Ao todo, são 198 membros, sendo 193 nações.
Entre os países do G20, por exemplo, já há confirmações do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa; do chanceler alemão, Friedrich Merz; do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney; do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer - além do príncipe William -; do presidente da França, Emmanuel Macron; do presidente do Conselho Europeu, António Costa; e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O presidente da China, Xi Jinping, não estará presente, mas será representado pelo vice-primeiro-ministro, Ding Xuexiang. O mesmo ocorre com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, que será representado pelo ministro das Mudanças Climáticas e Energia, Chris Bowen. Já o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, será substituído pelo ministro do Meio Ambiente da União, Bhupender Yadav. O México será representado pela ministra do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Alicia Bárcena.
O presidente da Argentina, Javier Milei, não participará do evento, assim como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas enviarão delegações. Arábia Saudita, Coreia do Sul, Indonésia, Itália, Japão, Turquia e Rússia também devem participar da Conferência, embora ainda não haja informações concretas sobre as autoridades que comparecerão.
Outras participações
Entre os vizinhos da América do Sul, o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi; do Chile, Gabriel Boric, já confirmaram presença. Santiago Peña, do Paraguai, não participará do evento. _
Cruzeiros já estão atracados em Belém
Os dois navios de cruzeiro que vão hospedar delegações durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) chegaram ontem em Belém, capital do Pará. As embarcações contam com 3,9 mil cabines e capacidade para até 6 mil hóspedes.
Os navios MSC Seaview e Costa Diadema partiram da Itália no dia 23 de outubro e estão atracados no Terminal Portuário de Outeiro, na região metropolitana de Belém, que passou recentemente por uma grande reforma. O local fica a cerca de 30 minutos de distância do Parque da Cidade, sede da COP30.
A medida foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria Extraordinária para a COP30 e a Embratur.
As acomodações serão oferecidas pela UNFCCC com prioridade inicial para 73 países. As diárias custarão até US$ 200. _
Assembleia do RS presente na Conferência
Carregando a bandeira da sustentabilidade, tema escolhido como prioridade de sua gestão à frente da Assembleia Legislativa, o deputado Pepe Vargas (PT), irá levar à COP30, em Belém, a experiência dos debates no Fórum Democrático Pacto RS 25, que discutiu com a sociedade civil quais são os desafios ambientais do Rio Grande do Sul.
Segundo Pepe, a relevância da Conferência vai além dos grandes acordos construídos entre os países.
Há, conforme o presidente, trocas de experiências, de boas práticas, entre governos, empresas e entidades da sociedade civil, que devem ser valorizados.
Além da série de debates, percorrendo o Estado e ouvindo diferentes setores, o deputado apresentará o Plano de Logística Sustentável, que busca tornar o prédio do parlamento gaúcho mais sustentável. _
Saúde da população negra na Capital
Começou ontem e segue até hoje a 1ª Mostra Municipal de Experiências Exitosas em Saúde da População Negra de Porto Alegre. O evento marca os 15 anos da Política de Saúde da População Negra no município e é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O destaque do primeiro dia foi a mesa Sementes de Equidade: A História Viva da Política de Saúde da População Negra em Porto Alegre, que contou com a palestra da doutora em Saúde Pública pela USP e professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Inês da Silva Barbosa.
Entre os destaques da programação de hoje estão o Painel de Indicadores em Saúde da População Negra e a formatura dos alunos do curso Promotores em Saúde da População Negra. A iniciativa inclui mesas temáticas, painéis, apresentações culturais, feira afroempreendedora e rodas de conversa. O objetivo é valorizar e divulgar experiências e práticas que promovam o enfrentamento do racismo institucional e o fortalecimento do cuidado integral à população negra. _
Seis cirurgias serão transmitidas ao vivo
Porto Alegre sedia entre hoje e sexta-feira um evento internacional de cardiologia que contará com transmissões ao vivo de seis cirurgias realizadas na Espanha, França, Uruguai, Canadá e Estados Unidos. O Simpósio Internacional TVI - Transcatheter Valve Intervention reunirá cerca de 400 profissionais de 12 países e abordará avanços em técnicas de tratamento de válvulas cardíacas minimamente invasivas.
Os especialistas também discutirão inovações nas terapias transcateter - procedimento que substitui válvulas cardíacas por meio de cateteres, de forma minimamente invasiva, sem necessidade de cirurgia aberta. Além disso, o evento incluirá workshops e atividades práticas com simuladores 3D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário