
Assembleia compra energia renovável
Para não deixar a sustentabilidade, bandeira do seu mandato, apenas no discurso, o presidente da Assembleia, Pepe Vargas (PT), adotou mais uma medida prática ontem. Pepe formalizou um novo contrato de fornecimento de energia elétrica no ambiente de contratação livre, reafirmando o compromisso do Pacto RS 25. A contratação foi aprovada pelo deputado e pela superintendente administrativa financeira, Cláudia Bonalume, após processo licitatório, via pregão eletrônico.
A contratação foi firmada com a empresa de São Paulo Matrix Comercializadora de Energia Elétrica S/A, pelo prazo inicial de 60 meses, podendo ser prorrogado por até 10 anos. O novo sistema entrará em funcionamento em dezembro e irá atender à demanda energética dos prédios do Palácio Farroupilha e do anexo. A iniciativa é considerada pioneira entre os legislativos estaduais do Brasil.
A economia direta estimada é de aproximadamente R$ 1,5 milhão (27,03%) em relação ao referencial anterior. Segundo Pepe, com o reajuste de 21%, anunciado pela concessionária, as projeções ficam ainda mais vantajosas: a economia pode alcançar até R$ 2,5 milhões no período - cerca de 37% de redução em cinco anos.
- Além da redução de custos, o contrato assegura que 100% da energia consumida pela Assembleia seja proveniente de fontes renováveis - comemora o deputado.
Comprovação de origem limpa
A empresa contratada deverá apresentar anualmente o certificado I-REC (International REC Standard), instrumento internacional de rastreabilidade, que comprova a origem limpa da energia.
A superintendente destaca que os preços permanecerão fixos no primeiro ano e, após, serão reajustados anualmente pelo IPCA-DI, garantindo previsibilidade e estabilidade financeira nas contas da instituição. Modelos semelhantes já são utilizados por instituições como Ministério Público, Banrisul, Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e Câmara de Bento Gonçalves. _
O desembargador Túlio Martins reassumirá a presidência do Conselho de Comunicação do Tribunal de Justiça do
Rio Grande do Sul, cargo que ocupou de 2010 a 2020. O convite foi feito pelo presidente eleito do TJRS, Eduardo Uhlein.
Como sempre ocorre às vésperas de eleições, aumentou a pressão para que o ex-governador José Ivo Sartori concorra. Para 2026, a expectativa do MDB é de que seja candidato a deputado federal. Questionado se aceitará, Sartori promete responder "depois da Festa da Uva". Em 2024, a resposta foi "não".
aliás
Passados sete anos desde que o marido deixou o Piratini, a ex-primeira- dama Maria Helena Sartori comemora o sucesso dos Centros da Juventude, lançados quando foi secretária, por meio do Programa de Oportunidades e Direito, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São milhares de jovens atendidos.
Aécio Neves assume a presidência nacional do PSDB
Depois de alguns anos de ostracismo, no turbilhão das denúncias que o retiraram da lista de possíveis candidatos à Presidência e em que precisou recomeçar como deputado federal, Aécio Neves está de volta à ribalta. O neto de Tancredo Neves assumiu a presidência nacional do PSDB, disposto a tornar o partido novamente protagonista no país.
Na posse, acenou com a possibilidade de apoiar Tarcísio de Freitas para presidente, se ele não se apresentar "apenas como candidato de Bolsonaro" e anunciou que sua meta é eleger 30 deputados federais.
Uma das prioridades é definir o rumo da sigla no Rio Grande do Sul. _
Rodrigo Mohr será presidente do Tribunal de Justiça Militar
O Tribunal de Justiça Militar elegeu ontem os integrantes da administração para o biênio 2026/2027. O desembargador militar Rodrigo Mohr será o presidente. O decano da Corte, Sergio Brum, será o vice-presidente. A desembargadora Gabriela John foi eleita corregedora-geral.
Também integrarão a nova administração os desembargadores militares Fabio Fernandes (ouvidor), Amilcar Macedo (ouvidor substituto) e Maria Moura (ouvidora da mulher).
A posse da nova administração ocorrerá no mês de fevereiro de 2026, em data e horário a serem definidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário