quarta-feira, 5 de novembro de 2025


05 de Novembro de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Leite reafirma disposição para disputar Presidência

Um dia depois de se encontrar com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, em São Paulo, o governador Eduardo Leite confirmou à Rádio Gaúcha que mantém a disposição de concorrer à Presidência em 2026. Em entrevista ao Atualidade, Leite repetiu a frase de Tancredo Neves, de que "Presidência é destino", mas que está à disposição para tentar construir uma candidatura alternativa ao lulismo e ao bolsonarismo.

A possibilidade de Leite ser o nome da centro-direita ao Planalto, considerada nula há poucos dias, cresceu com a informação de que o comunicador Carlos Massa, o Ratinho, teria dito a interlocutores do presidente Lula que o filho Ratinho Júnior, governador do Paraná, não será candidato.

Leite é o número 3 na fila do PSD - o primeiro é Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e o segundo é Ratinho, que entrou no partido antes dele.

O governador lembrou que o cenário se move com muita rapidez e que no primeiro semestre a candidatura do presidente Lula à reeleição era considerada sem chance, mas, com os movimentos de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, o petista retomou o fôlego.

- Agora o tema da segurança pública, a partir das operações no Rio de Janeiro, acaba, de alguma forma, criando novo ambiente. Tudo isso está se alterando muito, ainda vai acontecer muita coisa - alegou Leite.

E se não for candidato a presidente?

- Se não acontecer (candidatura a presidente), a candidatura ao Senado é uma possibilidade real, mas não é uma imposição também - disse.

"Candidatura de Gabriel não se impõe"

Em relação à sua sucessão, Leite disse que o vice-governador Gabriel Souza é o candidato natural, mas que a porta não está fechada para que outro partido da base indique o candidato a governador.

- O nome de Gabriel Souza desponta com naturalidade, porque é vice-governador, foi presidente da Assembleia, mas não é uma candidatura que se impõe, isso tem que ser construído dentro da nossa base - afirmou. _

Casa da Mulher

Câmara quer banir chinelo e bermuda

Por iniciativa da presidente Comandante Nádia (PL), a Mesa Diretora da Câmara vai apreciar hoje resolução que regula o que vereadores e assessores podem vestir, calçar ou usar nas dependências da Casa. O texto veda chinelos, bermudas e minissaias, além de "peças excessivamente justas, rasgadas, transparentes ou com aspecto de lazer", entre outros.

Na última reunião da Mesa, Alexandre Bublitz (PT) pediu vista, incomodado porque o texto proíbe manifestações políticas em camisetas, bonés e adesivos. _

TCE libera reforço no contraturno

Um mês após suspender o programa Porto do Saber, que oferece aulas de reforço no contraturno para estudantes da rede municipal de Porto Alegre, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu autorizar as atividades até o final do ano, com condicionantes para a manutenção em 2026. A Secretaria de Educação prevê a volta das aulas hoje.

A suspensão se deu devido a possíveis irregularidades no termo de fomento (um tipo de contrato) assinado entre a Smed e o Instituto Alicerce, de São Paulo. 

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: