sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Por Roberto Recinella

Voce tem experiência?

Experiencia do Lat. Experientia s. f., ato ou efeito de experimentar;observação;experimentação; ensaio;prova;tentativa;a prática, por oposição à teoria;habilidade e perícia adquiridas com o exercício de uma arte ou ofício;conhecimentos resultantes de vivências subjectivas;soma de conhecimentos;

Filos., conhecimento transmitido pelos sentidos.

No filme Canadense “Cubo” de 1997 , seis pessoas comuns, totalmente estranhas entre si, acordam presas num labirinto. Nele, existem salas interligadas em forma de cubos e preparadas com armadilhas mortais. Sem comida ou água, suas vidas estão com os minutos contados.

Nenhum deles sabe como ou porque estão presos, mas logo descobrem que cada um possui uma habilidade especial que poderá contribuir para a fuga.

Um matemático, um engenheiro, um policial, um ladrão, uma medica e um deficiente mental (autista) devem juntar esforços na ânsia de encontrar a saída de um enigma praticamente insolúvel.

No inicio do filme a equipe decide que deveria deixar o autista para tras pois ele iria atrasa-los , mas logo descobrem que ele é o único que consegue decifrar os codigos das salas rapidamente , somente ele tem essa experiencia .

Na vida isto também custuma acontecer , as pessoas estão cada vez mais focadas nas especialidades e se esquecem de avaliar o ser humano como um todo , a medicina é um bom exemplo disso , onde o clinico geral está novamente sendo valorizado , pois nosso corpo é um só , não pode ser avaliado por pedaços e especialidades , do mesmo modo , nossas competencias não podem ser avalidadas isoladamente , mais é isso que infelismente ocorre em 99% das vezes , por isso elas acabam sendo mal aproveitadas pelas empresas , sociedade e nós mesmos.

Enquanto não perecebermos e aceitarmos que a experiencia de alguem vai muito alem do que algumas palavras riscadas em um documento chamado curriculo , muitos talentos ainda estarão sendo disperdiçados , simplesmente por não se encaixarem no sistema , e acredite um deles talentos com certeza seria a solução para algumas de suas maiores dificuldades atualmente. Experimente.

“Uma pessoa para compreender tem de se transformar.” Saint-Exupéry

Nenhum comentário: