quarta-feira, 17 de novembro de 2010



17 de novembro de 2010 | N° 16522
DAVID COIMBRA


O segredo do Besouro-Assassino

A Tarântula também é chamada, não por acaso, de “Golias”. Estou falando aqui da maior aranha do mundo, um monstro com corpo de nove centímetros e patas de 25, do tamanho de um prato de jantar de restaurante francês, capaz de devorar um passarinho inteiro, que é o pitéu preferido dela, canoro ou não. A gigante Tarântula rasteja pela América do Sul, você pode deparar com uma delas por aí. Cuidado, se tiver passarinho.

Já a menor aranha de todas tem o simpático nome de Patu Marplesi, ela vive na Samoa e seu corpitcho não passa de 0,5 milímetro. Ou seja, menor do que o ponto no fim desta linha, ó: .

Apesar de as aranhas terem até quatro pares de olhos, a maioria enxerga mal.

Você deve estar se perguntando, assim como me perguntei, de que forma os cientistas descobriram esse problema de visão das aranhas. Eu, o doutor Xavier só diagnosticou a minha miopia quando achei que o B na terceira linha do quadro na parede era um P. Qual foi o teste que os oftalmologistas fizeram com as aranhas? Isso alguém algum dia vai ter que me dizer.

Mas o fato é que a maioria delas não vê bem. Exceto a caçadora noturna Aranha-Lobo, que tem olhos poderosos que brilham no escuro. Se você vir uns olhinhos pequenos brilhando no escuro, saia correndo: é a Aranha-Lobo caçando.

Além de possuir oito olhos, a aranha possui oito patas. Assim como você tem dois olhos e duas pernas. Se uma aranha jovem perder uma delas em algum acidente, a pata poderá crescer novamente. Quanto às aranhas velhas, essas ficarão lastimavelmente mancas, coitadas. E depois chamam a velhice de melhor idade...

Se um homem fosse capaz de saltar na proporção de uma pulga, ele daria um pulo de 174 metros de altura, o que seria muito conveniente nas jogadas de bola aérea, sobretudo em escanteios.

As baratas podem correr a 4,8 quilômetros por hora. Parece pouco porque a barata é pequena. Se os seres humanos corressem tanto quanto elas, fariam de zero a 100 quilômetros por hora em um segundo. Seria muito bom para chegar cedo ao serviço, mas imagine uma pechada entre duas gordas a 100 por hora.

O Besouro-Assassino, ao capturar uma vítima, injeta-lhe saliva venenosa nas entranhas. Quando ela está imobilizada, o Assassino suga-lhe os líquidos até deixá-la seca.

Há mulheres que fazem isso com a gente.

O Escaravelho, sabe do que o escaravelho mais gosta? Fezes. Tanto que bota seus ovos dentro de um nojento bolo de fezes, do qual seus filhinhos saem se esgueirando depois de nascer. Por isso, saiba que, se você pegar um escaravelho, estará pegando cocô.

As borboletas Flambeau vivem nas aprazíveis Ilhas Caiman e se alimentam das lágrimas do jacaré. Sem nenhum medo de levar uma mordida, elas pousam nos olhos do bicho e bebem-lhe as lágrimas. Felizmente para as borboletas Flambeau, o jacaré é bastante emotivo e está sempre chorando, apesar da aparência de durão.

Há borboletas que, pousadas na flor, se disfarçam de excremento de passarinho. Um disfarce decerto desagradável para os borboletos, mas útil para afugentar eventuais predadores. Pela mesma razão, algumas aranhas se fazem de formiga. O predador olha e pensa: formiga não é gostoso, o que eu queria agora era uma boa aranha. E vai-se embora.

Isso tudo aprendi num livro que comprei para o Pocolino na Feira, dias atrás. Estava em dúvida entre livros sobre a Dupla Gre-Nal e esse de aranhas e insetos. Pensei nas brigas entre colorados e gremistas e na amargura destilada todos os dias pelos torcedores dos dois clubes e decidi: aranhas e insetos. Sim, senhor: aranhas e insetos são muito menos peçonhentos.

Nenhum comentário: