sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Jaime Cimenti

O eterno poder da magia

Através dos milênios os eternos poderes e mistérios da magia seguem seduzindo os humanos. Mesmo depois de séculos de estudos científicos, invenções, tecnologias e mundos virtuais, as lendas, as mitologias e as histórias antigas seguem fascinando as pessoas.

Runas - A magia sempre sobrevive, da ex-professora e atualmente escritora inglesa Joanne Harris, é dessas obras que mostram ilimitadas fantasias e incríveis narrativas e o poder eterno da magia. Joanne Harris estudou línguas modernas e medievais em Cambridge e lecionou durante 15 anos antes de se dedicar exclusivamente à literatura.

Ela já lançou Chocolat, O segredo das marés e Sapatinhos vermelhos, que foram publicados em mais de 40 países e receberam uma série de prêmios britânicos e internacionais importantes.

Em Runas - A magia sempre sobrevive, a autora coloca em destaque a protagonista Maddy Smith, uma menina que não é vista com bons olhos na pacata aldeia de Malbry. Pudera. É que a garota gosta de sonhar à noite e, ainda por cima, tem o hábito de contar histórias.

Todos em Malbry sabem que esses hábitos não podem fazer bem. Para completar o quadro, Maddy, órfã de mãe e irmã rebelde e desgrenhada da garota mais popular da aldeia, traz na palma da mão um estranho sinal de nascença, cor de ferrugem.

A marca parece estar relacionada com os episódios inexplicáveis que acontecem à sua volta. Maddy possui um dom raro e, para lapidá-lo, vai contar com a ajuda do misterioso mago viajante Um Olho. Se para a família e para os vizinhos Maddy é um completo desastre, para o mago ela é a única chance de libertar o mundo e trazer o encanto de volta para a vida.

Maddy sabe que os pequeninos globins existem e estão escondidos por aí, tramando suas mil travessuras. Mas para desvendar os mistérios e percorrer os caminhos que levam ao universo das antigas lendas nórdicas, com seus deuses, globins, guerreiros e outras figuras fantásticas, a menina deverá aprender tudo o que puder sobre o poder mágico das runas.

Ela, o mago e os leitores vão embarcar, juntos, numa jornada épica e todos vão saber sobre a tentativa da Ordem de acabar com as formas de encantamento e outras coisas tenebrosas. Editora Rocco, tradução de Rafael Mantovani, Coleção Jovens Leitores, 480 páginas, www.rocco.com.br.

Nenhum comentário: