segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Elton John perde briga na Justiça contra jornal inglês
Dave Chidley/AP

O cantor britânico Elton John perdeu uma ação judicial contra o jornal inglês "The Guardian", após a Justiça londrina ter considerado que o músico confundiu "ironia e brincadeira" com "difamação".

A sentença protegeu jornalistas que publicam brincadeiras sobre personalidades

A sentença protegeu jornalistas que publicam notas irônicas ou brincadeiras sobre personalidades. Após a decisão, os advogados do cantor declararam que recorrerão da sentença. O processo dizia respeito a um artigo publicado no último mês de julho.

A nota imitava um diário pessoal imaginário de Elton John, que mencionava uma festa anual de trajes brancos organizada pelo cantor para arrecadar fundos para sua fundação contra a Aids. "Naturalmente todos podem doar dinheiro se estiverem interessados nas pesquisas sobre a Aids", satirizava o falso diário.

"Porém nós queremos dar aos convidados uma festa extravagante e pomposa porque eles são o tipo de gente que não moveria um dedo por nada menos", escreveu a jornalista, como se fosse o cantor escrevendo em seu diário. A nota também incluía algumas fotos da revista "OK!" sobre o evento, no qual os convidados deveriam se vestir de branco.

Após a publicação, o cantor afirmou que o artigo sugeria que sua dedicação à caridade não era sincera e que usava o evento "como uma ocasião para se reunir com celebridades e para autopromoção".

Além disso, Elton John disse que o jornal usou de má fé, mas o juiz deu ganho de causa ao "The Guardian", afirmando que o cantor interpretou de forma errada a "brincadeira".

Alan Rusbridger, editor do jornal, elogiou a decisão judicial. "Lamentamos que Elton John tenha perdido seu senso de humor", declarou.

Foram confirmados nesta terça-feira (4) dois shows do cantor inglês Elton John no Brasil. Ele se apresenta no dia 17 de janeiro em São Paulo, no Anhembi, e dia 19 no Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose. O cantor traz ao Brasil a turnê "Rocket Man" e, de acordo com a agenda disponível em seu site oficial, os shows no Brasil serão os primeiros do cantor em 2009.

Brasil

O cantor vai se apresentar no Brasil em janeiro de 2009. Em São Paulo, a apresentação será no dia 17 de janeiro e, no Rio de Janeiro, será no dia 19.

Elton John e sua banda apresentarão cerca de duas horas de sucessos acumulados ao longo de quatro décadas, incluindo clássicos como "Rocket Man", "Your Song", "The Bitch is Back", "Don't Let the Sun Go Down on Me" e muitos outros.

A turnê "Rocket Man" começou em 2007, logo após o lançamento do CD "Rocket Man - The Definitive Hits".

Aqui no Brasil, Elton John se apresentará acompanhando de sua banda: Davey Johnstone (guitarra e vocal), Guy Babylon (teclado), Bob Birch (baixo e vocal), John Mahon (percussão e vocal) e Nigel Olsson (bateria e vocal).

Nenhum comentário: