quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008



20 de fevereiro de 2008
N° 15516- Ciência e Tecnologia


Hoje é noite de eclipse

Projeção da sombra da Terra na Lua se inicia às 21h37min

A Lua deve ficar imersa na sombra da Terra entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, num espetáculo que poderá ser visto em toda a América do Sul - desde que o clima permita.

As previsões para o Estado são de tempo nublado, mas por um tipo de nuvem que possibilita a visualização do fenômeno. O eclipse começa às 21h37min e tem duração calculada de quatro horas e meia.

A fase em que a Lua ficará mais encoberta pela sombra da Terra se inicia à meia-noite e deve durar 50 minutos. São os melhores momentos para observação.

O eclipse lunar será total. Nas duas últimas vezes em que esse tipo de fenômeno aconteceu, o céu estava encoberto e até choveu no Rio Grande do Sul. O eclipse desta noite poderá atingir nível 3 ou 4 na Escala Danjon, graus máximos nessa tabela que mede a visibilidade da Lua quando ocultada pela sombra da Terra.

Os astrônomos acreditam que outro eclipse com tal magnitude só será plenamente visível em 2015.

Não há problema em observar o eclipse a olho nu, mas especialistas indicam o uso de equipamentos de aproximação visual. Grupos de observadores estão sendo montados por toda a Grande Porto Alegre, alguns com programação especial.

É o caso do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que vai ceder alguns telescópios para o público. Os equipamentos serão instalados ao ar livre, com acesso gratuito, a partir das 21h30min, sendo recolhidos após as 2h, na etapa final do eclipse.

O Planetário fica na Avenida Ipiranga, 2.000, em Porto Alegre. Há estacionamento disponível no local.

Na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, também será montado um telescópio em frente ao Diretório Central de Estudantes, à disposição dos curiosos.

O Observatório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, também conta com telescópios a postos para observação do fenômeno. Será no prédio 8 e as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo site www.pucrs.br/fisica/astronomia/ ou pelo fone (51) 3320-3500, ramal 4436.

Em São Leopoldo, a ONG ambientalista Instituto Martim Pescador organizou um passeio de barco para os interessados em assistir ao eclipse. Todos os 40 lugares já estão reservados. O barco sairá da Rua da Praia e fará uma excursão com duas horas de duração, dentro do projeto Navegando com Estrelas.

O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, de Itaara, estará com telescópios, no Calçadão de Santa Maria. Os equipamentos estarão à disposição da população às 21h15min.

O diretor do museu, Hernán Mostajo, repassará ao público informações sobre o fenômeno, que só deve ocorrer;

Para seu filho ler

Nesta noite, você pode convidar seus pais e irmãos para fazer um programa diferente: sair de casa e olhar para o céu. A Lua, que estará brilhando, começará a escurecer, devagar, pelas bordas, até ficar toda tomada de sombra.

É o eclipse, que acontece quando o nosso planeta fica entre o Sol e a Lua e projeta a sua sombra sobre a Lua. É um acontecimento raro. O provável é que só volte a acontecer desse jeito daqui a sete anos.

Se quiser aproveitar melhor, use lunetas ou telescópios, que têm lentes de aumento, capazes de deixar a Lua bem perto para você.

Nenhum comentário: