quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008



27 de fevereiro de 2008
N° 15523 - Sergio Faraco


Tortura chinesa

Acreditam os chineses que a bile dos ursos contém um ácido eficaz no combate às febres e às inflamações.

Essa eficácia não tem comprovação científica. No entanto, existem na China mais de 200 cativeiros de ursos. Eles são mantidos em exíguas jaulas de um metro quadrado, cujo piso também é uma grade.

Com deliberadas e radicais variações da temperatura ambiente, não lhes permitem a natural hibernação, para que a produção de bile não despenque. A expectativa de vida dos ursos não ultrapassa uma década, quando o normal seria em torno de 30 anos.

Bile, define o Houaiss, é a substância amarelo-esverdeada secretada pelo fígado dos vertebrados. Por metonímia, significa irritabilidade.

O que eu queria dizer, desculpando-me por me servir de assunto tão sério, é que até a semana passada, se me descobrissem os chineses, seria eu forte candidato a uma jaula daqueles cativeiros: minha secreção de bile andava nas alturas e, te digo mais, ganhava da Ursa Maior, que dirá da Ursa Menor.

No início de janeiro, recebi uma chamada ao celular. Atendi e, como ninguém falou, desliguei. Minutos depois, tive de atender novamente.

Outro silêncio. E não atendi mais.

Desde então, o mesmo telefone 011 73383100 e seus números vizinhos passaram a me chamar com uma obstinação insana. Por motivos circunstanciais, eu não podia desligar o telefone ou silenciá-lo, e então as chamadas me despertavam às oito da manhã, horário perverso para quem trabalha madrugada adentro, interrompiam minhas refeições, comprometendo minha dieta de magro, isso quando não me distraíam no trânsito, o que sempre é um risco.

E olha só, acabei descobrindo que as chamadas eram da prestadora! Prestadora de quê? De desserviços? De estorvos? De transtornos?

Um acinte.

Que gente mais filha dessa e daquela!

Liguei para a Anatel, mas os chineses de lá não quiseram intervir, vai ver para que continuasse a produção do ácido, embora tenham dito outra coisa, isto é, que àquela agência só cabe intervir em casos de mau funcionamento.

A Anatel queria dizer, contrario sensu, que uma empresa de telefonia importunar o usuário dez vezes por dia é uma evidência de bom funcionamento.

Ah é? Entendi.

Enfim, decorrido algum tempo pude desligar o aparelho e, ao menos por enquanto, passei a usar o de outra prestadora mais amiga do urso e menos amiga da onça.

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