quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008



21 de fevereiro de 2008
N° 15517 - Paulo Sant'ana


Vem aí Julio Iglesias

No balanço de nossas vidas, se descontarmos o mau humor dos outros e o nosso próprio mau humor, podemos concluir que sem eles teríamos sido felizes.

E se fomos sábios ou tivemos a sorte de não termos sido cercados de mal-humorados e soubemos nos impor uma alegria metódica, então não nos restará dúvida de que fomos ou somos felizes e realizados.

O controle do humor é fato tão importante nas relações humanas, que a indústria farmacêutica mundial gasta fortunas em pesquisas para lançar cada vez mais medicamentos que desentortem a mente humana dessa maldição que é o mau humor.

Sendo assim, está comprovado hoje que o bom humor é mais responsável pela instituição do amor e do casamento que a beleza física ou espiritual dos integrantes dos casais.

Ou seja, os homens e as mulheres se sentem mais atraídos pelo bom humor de seus noivos e namorados do que por outro qualquer atributo.

E os mal-humorados vão tendo cada vez mais dificuldades para se casarem, para manterem seus casamentos e até empregos.

Certo dia, um amigo me procurou e desabafou: vinha tendo sérios embaraços tanto na vida conjugal quanto para firmar-se profissionalmente.

Perguntou-me o que deveria fazer para superar essa fase decisiva de sua vida. E eu respondi da seguinte forma: "Sorria".

Passou-se um ano e o amigo veio me agradecer por ter sua mulher se reapaixonado por ele e por ter tido duas promoções em sua empresa.

Quando não sorria como conduta permanente, estacionou dois anos como funcionário subalterno na empresa em que trabalha e sua mulher estava decidida a separar-se dele.

Bastou sorrir todos os dias e em todas as horas para se tornar gerente e logo em seguida diretor em sua empresa, e sua mulher passou a ver nele encantos nunca antes revelados.

Algum leitor me perguntará então se basta sorrir para ter sucesso. Não basta, mas ajuda uma barbaridade. Eu diria até que é decisivo.

Isso que estou escrevendo é tão verdadeiro, que fui examinar todos os executivos de empresas que conheço e notei espetacularmente que a grande maioria, amassadora maioria, desses profissionais é bem-humorada.

E mais: notei sensacionalmente que a maioria massiva dos profissionais daquele nível que era mal-humorada, ou foi demitida, ou não progrediu nos degraus organogramáticos das empresas.

Palavra de honra que é verdade.

Pois assim revelo: a medicina e a psiquiatria esmeraram-se na passagem deste penúltimo século para o atual em combater o câncer e o mau humor. E com a ajuda das drogas está curando incrivelmente o câncer e o mau humor, dois dos males mais terríveis que assolam a humanidade.

E o mau humor, como o câncer, pode ser curado quando diagnosticado precocemente.

Está chegando aí para cantar em Porto Alegre no início de março, no Teatro do Sesi, o meu amigo Julio Iglesias.

Tenho saudade dele, um dos fatos mais ecoantes de minha carreira foi ter cantado com ele duas vezes.

E me envaideceu profundamente que numa entrevista para o New York Times ele tenha dito que somente duas pessoas subiram ao palco para cantar junto com ele em toda a sua vida profissional: Steve Wonder e Pablo SantAna.

E eu respondi em Zero Hora que entre todas as pessoas com quem convivi no palco, ele foi a que melhor se conduziu ao cantar comigo.

Vou estudar se lhe darei outra chance desta vez.

Nenhum comentário: