segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008



25 de fevereiro de 2008
N° 15521 - Luiz Antonio de Assis Brasil


Palavras (26)

Planetário? Por milênios a Humanidade destinou à Terra o centro do Universo.

Por milênios a Humanidade viveu esse brilhante e consolador equívoco. O Sol e os planetas e as estrelas giravam em doce equilíbrio à volta da Terra. Desse vagaroso e solene movimento dos astros emanava certa música celeste.

Apenas os deuses podiam ouvi-la.

Concepções? Para os babilônicos, o Universo era uma poderosa abóbada e a Terra flutuava no oceano. Para Anaximandro, a Terra era um disco suspenso no ar. Apenas o lado de cima era habitado.

Para Aristarco de Samos, a Terra girava em torno do Sol, mas o Sol mantinha-se imóvel no centro do Universo.

Ptolomeu, impressionado com o céu, diz, no Almagesto: "Eu que caminho e que sou mortal, eu vos contemplo, ó estrelas. / Mesmo insignificante, eu me associo a essa imensidão. / Eu bebo, em vos contemplando, minha parte de Eternidade".

Esse poema, escrito por um cientista que acreditava com devoção e orgulho no geocentrismo, possui a mais intensa, a mais orgiástica e bela alegria intelectual.

O real - A Terra, solta do espaço, girando como louca em torno de si mesma e em torno do Sol, com um satélite a errar em torno dela, ameaçada por asteróides e cometas, dirigindo-se às cegas a um ponto extremo da Via Láctea - é uma idéia muitíssimo apressada.

Prisão - Ganhamos em saber astronômico, sim, mas perdemos nossa imaginação.

A ciência, em vez de libertar-nos, transformou-se em nosso cárcere.

Escolhas - Mas também é verdade que os astrônomos, quanto mais pesquisam, mais dúvidas encontram.

Um dia essas dúvidas serão intoleráveis; então escolheremos qual o saber que desejamos para nós. Cada qual poderá escolher a mais interessante concepção do universo, a mais poética, a mais imponderável.

Então a Humanidade poderá escutar a música que era ouvida só pelos deuses.

Se isso falhar, poderemos ouvir - e com maior ganho - , o segundo movimento do Concerto para Clarinete, em Lá Maior, de W. A. Mozart.

Nenhum comentário: