sexta-feira, 25 de julho de 2014


Armindo Trevisan e a construção da Europa

Aos 80 anos, nosso querido, incansável, competente e multimídia Armindo Trevisan, professor universitário, poeta, escritor, tradutor, conferencista e ensaísta, lança mais uma obra, que se destaca entre as muitas de poesia, ensaio e história que já nos ofereceu.

Uma viagem através da Idade Média: o que a Europa deve à Idade Média (Editora AGE, 296 páginas, R$ 58,00, prefácio do autor) a ser autografado dia 28 de julho, na Livraria Cultura do Bourbon Country, a partir das 17h30min, traz, antes e acima de tudo, uma visão panorâmica, nada ideológica, sobre a compreensão da formação da Europa a partir do grande legado religioso, cultural e tecnológico da Idade Média à civilização ocidental. 

Profundo conhecedor de história e de história da arte, o autor, para que os leitores não necessitem enfrentar uma bibliografia interminável e até certo ponto inacessível, tomou para si a tarefa de selecionar as obras especializadas, sistematizá-las e inspirar a todos a buscar e ler outras obras sobre o tema que, como se sabe, é amplo, polêmico  e instigante.

É tarefa árdua, longa, hercúlea e que poucos têm a coragem e a capacidade de enfrentar.  Em nove capítulos, o autor aborda, com linguagem acessível e didática e acompanhamento de ilustrações, as raízes medievais da Europa, as invasões bárbaras, o surgimento dos monges e sua difusão no Ocidente, o feudalismo, a verdadeira “Idade das Trevas”, as Cruzadas, as inovações tecnológicas da Idade Média, origens e consolidação da língua portuguesa e a criação da polifonia.

Quer dizer, a par da sistematização que fez sobre o tema, o autor convida os leitores a ir adiante, incentivando-os a novas leituras, pesquisas e reflexões. É muito. O volume é fartamente ilustrado, e, ao final, apresenta índice remissivo e lista das fontes das ilustrações e bibliografia composta de aproximadamente 200 títulos, entre nacionais e estrangeiros.

Obra de fôlego, que requereu muitas leituras e pesquisas, certamente será referência para todos quantos pretendam saber sobre esse interessante período histórico e será instrumento para futuros estudos, acadêmicos ou não. As polêmicas sobre a Idade Média seguem e o período influenciou não só a Europa, mas o mundo. A obra é mais um ato de generosidade do professor Armindo, mestre que tanto já ofereceu, oferece e oferecerá a seus alunos e leitores.


Nenhum comentário: