segunda-feira, 28 de julho de 2014


28 de julho de 2014 | N° 17873
PAULO SANT’ANA

Amarga derrota

Justamente o setor do time gremista mais eficaz nas estatísticas falhou ontem rotundamente. A defesa errou na marcação dos dois últimos gols do Coritiba.

Justamente no dia em que Barcos fez dois gols, eu que tinha me esquecido de que tinha sido o autor desta coluna quem indicou Barcos para o Grêmio, justamente numa espécie de redenção de Barcos, aconteceu uma pane incrível na defesa do Grêmio nos dois derradeiros gols do Coritiba.

É muito azar, é muito sofrimento para a torcida, o Grêmio esteve às portas do paraíso no segundo gol de Barcos e desceu ao inferno nos dois últimos gols do Coritiba.

Vamos esperar que o Grêmio ganhe os próximos compromissos, inclusive o Gre-Nal.

É triste a gente contar com uma vitória e minutos depois topar com uma derrota acachapante.

Democraticamente, como é característica desta coluna, abro espaço hoje à resposta da secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, às informações que publiquei no domingo sobre a redução no número de leitos hospitalares no Estado. Eis, na íntegra, a argumentação que a secretária me encaminhou ontem à tarde:

“Prezado Paulo Sant’Ana,

Não houve fechamento de leitos nos últimos três anos. Ao contrário, o comparativo da oferta para pacientes do SUS aponta um acréscimo de 1.021 leitos entre janeiro de 2011 e junho de 2014 (dados disponíveis no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES). A ampliação de leitos é resultado do projeto estratégico de governo, definido desde o início da atual gestão, denominado Mais Leitos.

O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, tem trabalhado para assegurar as condições necessárias para que as instituições do setor possam realizar seu trabalho com tranquilidade e atender os gaúchos, ampliando os incentivos para sanear as finanças e qualificar o atendimento.

Enquanto outros Estados vivem a ameaça de fechamento de serviços importantes, como a Santa Casa de São Paulo, o Rio Grande do Sul projeta o futuro e garante investimentos para ampliação da assistência hospitalar. Os hospitais públicos e privados reconhecem no governo do Estado um parceiro no cofinaciamento da rede hospitalar do SUS, e hoje temos a melhor relação leitos/habitantes do país: 2,82 leitos por mil habitantes.

Neste sentido, o convênio com a Fundação Universitária de Cardiologia é resultado de um plano estratégico, cujo objetivo é suprir as demandas assistenciais da Região Metropolitana. Este plano começou a ser gestado em 2013 e resultou na formalização da parceria, anunciada recentemente e necessária para o repasse de recursos e a abertura do processo licitatório. A primeira parcela do financiamento estadual foi repassada em 21 de julho, e a expectativa da FUC é que a licitação esteja concluída nos próximos meses.

Independentemente do período eleitoral, o compromisso da secretária de Saúde e do governo estadual é continuar governando, sob pena de comprometer projetos que estão em andamento e o futuro da saúde nas próximas administrações, independentemente de qual seja o projeto escolhido pelos eleitores gaúchos.”


Assina a secretária estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes.

Nenhum comentário: