terça-feira, 22 de julho de 2014


22 de julho de 2014 | N° 17867
ARTIGO - OSVINO TOILLIER*

TRIBUTO A RUBEM ALVES

Mineiro de fala mansa, inventou estórias para encantamento de adultos e crianças, recuperou sonhos, passeou pela filosofia com simplicidade, ajudando professores a recuperar utopias.

Não havia evento que não desejasse ter o Rubem entre os palestrantes, porque sucesso garantido. E, na maioria das vezes, pessoas emocionadas às lágrimas, quando não ele mesmo no final da conferência.

Não escrevia o texto da palestra, jamais usou recursos tecnológicos. Ele era só palavra e emoção. Palavras de puro encantamento, que faziam sonhar, imaginar, visitar reinos encantados, viajar a bordo de suas estórias, enfim, virar criança.

Lembro uma frase antológica de suas palestras: “A missão do professor e da escola é descobrir a beleza adormecida em cada ser humano e abrir as avenidas fundamentais dos sonhos”. Este era o Rubem: pensador, filósofo, teólogo, escritor, professor, pedagogo, poeta, apaixonado pela vida.

Os escritos são o testamento de suas crenças, e suas palavras continuarão ecoando em nossos corações como eternas mensagens de amor pelo ser humano.

Rubem nos deixou, de certa forma, o segredo da educação: “Aqui se encontra o retrato deste mundo. Se você prestar bem atenção, verá que há mapas dos céus, mapas das terras, mapas do corpo, mapas da alma. Andei por estes cenários. Naveguei, pensei, aprendi. Aquilo que aprendi e que sei está aqui. E estes mapas, eu lhe dou, como minha herança. Com eles você poderá andar por estes cenários sem medo e sem sustos, pisando sempre a terra firme. Dou-lhe o meu saber”.

E, inspirado em Nietzche, arremata: “É preciso navegar. Deixando atrás as terras e os portos dos nossos pais e avós, nossos navios têm de buscar a terra dos nossos filhos e netos, ainda não vista, desconhecida”, certo de que os sonhos são os mapas dos navegantes que procuram novos mundos, conclui o mestre.

*Vice-presidente do Sinepe/RS


OSVINO TOILLIER

Nenhum comentário: