sábado, 26 de julho de 2014


26 de julho de 2014 | N° 17871
ENTREVISTA

“Casais ainda conversam pouco sobre dinheiro”

Entrevista com GUSTAVO CERBASI, especialista em finanças

Há uma década, o especialista em finanças Gustavo Cerbasi lançou um livro – Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – que tornou-se referência para quem quer repensar suas prioridades de gastos e começar a acumular bens ou capital. Em entrevista a ZH, Cerbasi fala sobre as mudanças nesse período.

Quais são as principais diferenças em termos do comportamento das pessoas acerca de suas finanças?

Muita coisa mudou. Em 2004, eu escrevia que os casais não falavam sobre dinheiro porque o assunto não estava na pauta das preocupações das famílias. Casais ainda conversam menos do que deveriam sobre dinheiro. Os indicadores de consumo das famílias brasileiras não melhoraram muito. Os brasileiros continuam muito endividados, mas com dívidas de melhor qualidade. Ainda poupam menos do que deveriam.

Quais são as principais dúvidas que as pessoas têm?

As famílias brasileiras têm pouca liberdade para lidar com imprevistos, pois os orçamentos são muito engessados. Também têm dificuldades para lidar com dívidas, pois a população é altamente propensa a adquirir crédito facilitado e caro. E também resistem a trocar uma vida de posses por uma de realizações. Uma solução prática é reduzir as compras a prazo e o padrão de grandes itens de consumo, como a casa própria ou o carro.

Para alguém desorganizado, qual é o passo essencial para se estruturar financeiramente?

Passar a conversar mais sobre dinheiro. A maioria das pessoas tem dificuldade para reorganizar suas finanças porque não tem a real noção de quais itens de consumo são realmente mais importantes para elas e, por isso, cortam os gastos errados na hora de enxugar despesas.


GUSTAVO FOSTER

Nenhum comentário: