terça-feira, 22 de julho de 2014


22 de julho de 2014 | N° 17867
DAVID COIMBRA

VÁ TREINANDO: GO, BRUINS!

Comprei uma bonita camisa do Boston Bruins, o time de hóquei da cidade. É um time forte, um dos grandes dos Estados Unidos nesse esporte que, curiosamente, tem lá suas semelhanças com o futebol.

Boston formou times vencedores nos quatro mais importantes esportes americanos. No basquete, a cidade torce pelo Celtics, que divide a arena com os Bruins. No futebol americano eles são fanáticos pelo New England Patriots, do camisa 12 Tom Brady, por nós brasileiros conhecido como “o marido de Gisele Bündchen”, enquanto, aqui, Djisell é conhecida como “a mulher de Tom Brady” – o cara é um ídolo insuperável de Boston, você cita o nome dele em qualquer lugar e os americanos se viram para você, com os olhos reluzindo:

– Tom Brady?

E tem também o mais americano dos esportes, o para mim incompreensível beisebol. Você tinha que ver que jogo estranho. Dura três, quatro horas, às vezes mais. Os americanos ficam todo esse tempo comendo cachorro-quente e bebendo cerveja. Dão uma olhadinha no jogo, comem; dão mais uma olhadinha, bebem. O que acontece lá embaixo, no campo, por Deus, você não consegue entender. É meio parecido com o taco, que a gente jogava nas ruas do IAPI, só que cheio de regras sutis.

No beisebol os bostonianos são doentes pelo mítico Red Sox, onde jogou o não menos mítico Babe Ruth, o Pelé deles. Quando Babe Ruth jogou nos Sox, no começo do século 20, o time só ganhava. Aí o presidente do clube o vendeu para os Yankees, de Nova York, a fim de financiar um espetáculo na Broadway. Justamente os Yankees, maiores rivais dos Sox. Seria o mesmo que o Inter vender Falcão para o Grêmio ou o Grêmio vender Renato para o Inter, para, imagine só!, fazer uma peça de teatro.

Depois que o tal presidente cometeu essa sandice, o Red Sox não ganhou mais nada e os Yankees ganharam tudo. Estabeleceu-se o que os bostonianos passaram a chamar de “A Maldição de Bambino”– Bambino era o apelido de Babe Ruth.

Um dia, o presidente dos Sox entrou num táxi, o motorista o reconheceu e desferiu-lhe um murro na cara, transformando seu nariz em uma fatia de bacon frito. Assustado, o sujeito se mudou para Nova York e nunca mais voltou a Boston. A Maldição de Bambino só terminou depois de 86 anos, quando os Sox finalmente voltaram a ser campeões, uma década atrás, o que rendeu a maior festa da história de Boston, com mais de três milhões de pessoas pulando e cantando pelas ruas.

Como você vê, estou tentando aprender sobre esses esportes curiosos dos Estados Unidos, para contar para você. Por que faço isso? Por você, meu caro. Só por você. Você precisará saber sobre hóquei, basebol, basquete e futebol americano, por dois motivos:

Motivo número 1: numa Copa disputada no Brasil, a Seleção apanhou da Alemanha de 7 a 1 e a consequência disso para o futebol brasileiro foi que tudo continua igual. E:

Motivo número 2: no chatonildo Campeonato Brasileiro, o campeão já está decidido seis meses antes do final.

Se você quiser, reservo uma linda camisa do Bruins para você usar todo faceiro nas ruas de Porto Alegre.

DUNGA: UMAVELHA NOVIDADE

java.lang.StringIndexOutOfBoundsException: String index out of range: -1
O que significa a volta de Dunga para o comando da Seleção Brasileira?

Nada.


Ou antes: significa que nada mudou, nem mudará. Se levar uma surra de 7 a 1 numa Copa disputada em território nacional não provoca mudanças, o que provocaria? A direção da CBF apostou numa solução antiga. Pode até dar certo, mas é antiga, já foi tentada. O que é natural: por que algo mudaria, se os mesmos estão tomando as decisões?

Nenhum comentário: