terça-feira, 4 de março de 2014


04 de março de 2014 | N° 17722
LUIZ PAULO VASCONCELOS

Levanto ou não levanto?

Há controvérsias quanto ao aplauso de pé. Uns acham que é vulgaridade, outros que é reconhecimento, celebração. Antigamente, o aplauso de pé tinha um significado, queria dizer que aquele espetáculo era o melhor, acima da média, merecedor de uma manifestação mais entusiasmada. Hoje, todos os espetáculos são aplaudidos de pé, portanto, não significa mais nada, ou melhor, transformou-se em expressão mediana – e, como sabiamente diz o escritor Thomas Bernhardt, o mediano é o medíocre.

Há um mês, a Folha de S. Paulo publicou uma longa matéria do crítico Nelson de Sá sobre o assunto e, dentre as opiniões citadas, destaca-se a da atriz Nydia Lícia, que diz: “Antes era um gesto estrondoso para o ator. (...) Agora, levantam, assobiam, gritam e fica tudo no mesmo”. E o diretor Antunes Filho conclui: “Antes era mais seco. Agora é um touro bravo, vai que vai. Agora é absolutamente nada”.

Na verdade, não se sabe se o público se levanta para enfatizar o aplauso, para ser visto por quem está a seu redor ou para chegar primeiro no estacionamento lotado. A ascensão da classe média, não preparada culturalmente para dissociar distração e diversão – um dia eu falo nisso –, e a frequente presença de astros e estrelas da Globo nos palcos do país contribuíram para a superação da convenção. Se aquele moço bonito da novela está ali, ao alcance da minha mão, não há como não levantar para aplaudi-lo.

Ah! E ainda tem a praga do ator aplaudindo o público. Mal o espectador levanta e os atores já estão batendo palmas. Ridículo. Antes, isso também tinha um sentido. Lembro-me de Sérgio Viotti, meu professor na universidade, que dizia que o ator tem que aprender a ser aplaudido, se concentrar, segurar um sorriso no rosto, encarar o público, curvar-se quantas vezes forem necessárias, sair e voltar à cena quantas vezes o aplauso exigir. Mas bater palma, jamais. Afinal, quem precisa extravasar os sentimentos acumulados durante o espetáculo é o espectador. E o ator precisa contribuir com isso através de uma postura profissional.

Outra lição que tive sobre o tema foi num concerto regido por Igor Stravinsky muitos anos atrás, no Municipal do Rio. O público todo de pé, aplaudindo por mais de 15 minutos, o maestro veio à cena 11 vezes, sendo que na última já vestia capa de chuva, chapéu e trazia um guarda-chuva pendurado no braço.


Entrou, pediu silêncio e, sorrindo, disse que estava morrendo de fome e que, por favor, o deixassem sair para jantar. Brilhante!

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