sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014


Amor, destino, luz, escuridão e milagres

Um conto do destino, romance de Mark Helprin, foi best-seller do New York Times e originou o filme homônimo. Mark Helprin serviu no exército israelense, na força aérea de Israel e na marinha mercante britânica. Ele estudou em Harvard, Princeton e Oxford. Entre outros livros, o autor escreveu A dove of the east and other stories; Refiner´s Fire e A soldier of the great war. Mark vive atualmente nos Estados Unidos, em Virgínia. Com tradução do escritor Ivar Panazzolo Júnior, o caudaloso romance de 720 páginas está calcado numa pergunta: é possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer?

Em uma noite especialmente fria, o exímio mecânico - e larápio - Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side, em Nova Iorque, que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a aristocrática filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o estranho romance entre o ladrão de meia-idade, considerado o melhor de Manhattan, e a linda e frágil Beverly Penn, que vive num mundo à parte, perdida em meio aos seus delírios.

O encontro, inusitado, os ligará para sempre, a ponto de fazer Peter Lake embarcar em uma viagem épica por uma das mais extraordinárias histórias já escritas. A jovem tem pouco tempo de vida, mas o amor que os une é tão poderoso que levará Peter, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. A densa e sedutora narrativa transporta os leitores do século XIX ao final do século XX, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste, tantas vezes, em brincar com aqueles que encontra pelo caminho.

Peter, ao mesmo tempo em que se lança em uma jornada sobrenatural para estar junto de sua amada, tenta sobreviver aos perigos da vida real: a ameaça das gangues inimigas, a corrupção, a miséria, o inverno implacável e eterno. Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer, nesta pintura mágica que trata de beleza e de amor e sobre a morte que desafia e, ainda, sobre a vida que se afirma sobre ela.

Como se vê, uma história com fortes personagens, trama envolvente e que toca em aspectos humanos universais e eternos. 


Editora Novo Conceito, 720 páginas, www.grupoeditorialnovoconceito.com.br.

Nenhum comentário: