segunda-feira, 24 de novembro de 2008


Para tonificar músculos, Yoga ou Pilates com bola?

Modalidades praticadas com over ball são diferentes na prática, mas iguais no objetivo: a busca do equilíbrio entre corpo e mente
Da redação

Tudo começou com o velho e bom alongamento. Sim, a prática desse tipo de aula com bolas tornou-se divertida e muito solicitada nas academias.

Até que, com o tempo e a demanda, surgiram novas modalidades. A última delas, o Yoga com Bola, já faz sucesso e gera curiosidade entre os praticantes.

Com tantas alternativas, fica difícil escolher. Febre, o Pilates com Bola é uma das mais conhecidas. Daí, resolvemos explicar a diferença entre um e outro (ufa...)!

Na verdade, a fisioterapia foi pioneira no trabalho com a bola suíça. “Tanto o pilates quanto o yoga em suas origens não tinham a bola como acessório. Essa proposta é nova e vem conquistando adeptos no mundo inteiro.

O objetivo do yoga com bolas é o desenvolvimento integral do aluno: físico, emocional e mental. No pilates, o foco é mais terapêutico, de desenvolvimento físico mesmo”, explica a personal Bartira Elia, da First Personal Studio.

Na aula de yoga a professora utiliza permanências nas posições e, para não sobrecarregar o corpo, há exercícios de relaxamento entre as séries. No pilates, os movimentos são repetitivos, sem relaxamento entre as aplicações.

Yoga com bola

Quem acha que nesse tipo de Yoga não há meditação, se engana. A aula inicia com exercícios de concentração através da respiração, seguidos de técnicas de equilíbrio aplicadas com o acessório. O término se faz com o relaxamento final, que envolve mentalizações positivas e meditação, favorecendo o alívio do estresse.

É uma opção para corrigir a postura e levar uma vida mais saudável. Yoga com bolas, de acordo com Bartira Elia, “pode ser perfeitamente adaptada para qualquer pessoa, só não é recomendada para quem sofre com osteoporose”.

Para ter idéia dos benefícios da prática segue a dica: "Pise em uma bola de tênis e faça pequenos movimentos circulares, de forma lenta.

Perceba como a tensão dos pés diminui. Agora imagine isso por todo o corpo, principalmente na região dos ombros e lombar - este é o efeito da aula de Yoga com Bolas", afirma a especialista.

Resumo de benefícios:
- correção da postura
- melhora da coordenação motora
- melhora da capacidade de concentração
- auxílio no processo de emagrecimento
- aumento da força abdominal
- alívio do estresse em geral

Nenhum comentário: