sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Jaime Cimenti

História de amor que atravessou os séculos

Os tambores de outono, da escritora norte-americana Diana Gabaldon, é o quarto livro da bem-sucedida série Outlander, que se tornou best-seller em vinte países.

Dividido em dois volumes, o romance traz a heroína Claire Randall, oriunda do século XX, e seu grande amor, Jamie Fraser, um bravo guerreiro escocês do século XVIII, em busca de estabilidade e melhor sorte na América Colonial em 1767.

Enquanto isso, mais de dois centenários à frente, em 1969, Brianna - dividida entre a tristeza pela perda da mãe depois de sua partida para o passado e a curiosidade a respeito de um pai que nunca encontrou, descobre o segredo da viagem no tempo através do ancestral círculo de pedras verticais na Escócia e vai ao encontro de Claire e Jamie, na ânsia de conhecer a incrível história de amor vivida por seus pais no passado.

Diana Gabaldon, que foi criada no Arizona, descobriu acidentalmente seu talento como contadora de histórias, mas, não por acaso, tornou-se uma das escritoras norte-americanas mais bem-sucedidas e comentadas da atualidade. No Brasil, a Editora Rocco já editou os outros best-sellers da série Outlander.

Em Os tambores de outono, Diana Gabaldon retrata o duro cotidiano das colônias estadunidenses, um lugar ocupado pelos nativos em luta pela sobrevivência, negros escravizados e europeus em busca de fortuna e melhor sorte.

O segundo volume inicia-se com ações ocorridas em abril de 1971, envolvendo Roger Wakefield, o professor de História que vai ficar fascinado pela história da encantadora Claire, uma inglesa que em pleno século XX teve como grande amor Jamie Fraser, um escocês do século XVIII.

Roger é o namorado de Brianna, a filha de Claire. Ela quer, de qualquer maneira, queria testemunhar como pode um amor ser grande o suficiente para sobreviver ao tempo. Ele vai acompanhá-la e muitas coisas acontecem, com risco de vida para os dois.

A narrativa de Gabaldon é de difícil classificação. Mescla ficção científica com suas viagens no tempo, romance histórico e, claro, apresenta mil toques próprios em que grandes fantasias tomam lugar.

Enfim, o sucesso que a autora conseguiu demonstra o alto poder de sedução de sua técnica ficcional e o interesse pelos temas que inspiraram as histórias.

Tradução de Geni Hirata, 544 e 504 páginas, respectivamente e preços de R$ 64,50 e R$ 62,50, respectivamente. Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: