sexta-feira, 28 de novembro de 2008



Obrigado aos que têm paciência e esperança

O mundo, as pessoas, os países, os partidos, os governos e a vida não andam fáceis. Isso é notícia velha, todo mundo sabe.

Mas não quero falar em violência, fanatismos, guerras, desigualdades, poluição, corrupção e outras coisas do gênero, que andam por aí querendo nos tirar ainda mais do sério. Hoje é sexta-feira, tem sol lá fora e a vida segue, ou, ao menos, parece seguir.

Hoje em dia o que parece às vezes é mais importante do que aquilo que é, vá lá. A vida segue atualmente em ritmo mais rápido do que no passado, com mais complexidade e problemas, mas segue, vai para algum lugar, se move, sei lá.

No meio desse caos meio organizado, quero respirar calmo feito um iogue indiano e, ao menos por alguns instantes possíveis, erguer um brinde a todos os que, apesar de tudo, tentam manter a calma, a esperança e a fé num futuro melhor.

Sim, sei, assim falando até parece que estou discursando no Fórum Social Mundial ou que estou brincando de utópico e otimista profissional da sexta-feira. Não é bem isso.

Nesta sexta, descobri que a moça que vende jornais na esquina tem dois filhos, sai de casa às vinte para as cinco da madrugada, deixa as crianças na sogra, toma mais duas conduções e, lá pelas sete, está no seu posto, vendendo os eternos jornais com as velhas e novas notícias. Fica de pé, ao sabor do sol, da chuva e dos ventos, cumprindo sua missão.

Feito a Maria Maria da canção do Milton Nascimento, ela acredita, tem esperança brasileira, agüenta, ainda sorri e vai em frente. Quem sou eu, e muitos outros, para reclamar que acorda às seis e meia da manhã para cumprir obrigações?

Sim, sei, igual à moça do jornal existem milhões que, pacientemente, cumprem uma rotina diária dura, ganham pouco, têm muitos problemas e, apesar disso, estão aí, botando fé e esperança no amanhã. Quero dedicar estas linhas para todos os que estão envolvidos com um mundo de mais paz, harmonia e igualdade.

Especialmente estas linhas são para os pequenos-grandes anônimos homens, mulheres, jovens e crianças que nos dão lições diárias de vida e humanidade.

Lições simples, cristalinas, cotidianas e, de repente, muito melhores que algumas receitas e lições pseudo-sofisticadas que alguns doutores andam garganteando por aí.

Saúde, paz e vida melhor para todos, especialmente para a turma do querido Eduardo Galeano. Acho que certamente ele vai concordar comigo e com a homenagem a quem mais merece.

Ótima sexta-feira e um excelente fim de semana

Nenhum comentário: