terça-feira, 25 de novembro de 2008



25 de novembro de 2008
N° 15800 - LUÍS AUGUSTO FISCHER


Álbum sobre nós

Tanto livro interessante saído neste ano, de um lado, e tão pouco espaço para comentar cada um, de outro. Fica o comentarista nesta sinuca, a que se acrescenta outra, que de vez em quando me volta à cabeça: é o caso de fazer crítica aos livros expondo os defeitos encontrados?

Se já é pouco o espaço e acanhado o tempo, para mim e para o leitor destas linhas, vale a pena pôr em foco um livro com problemas e falar de seus defeitos?

Certo que uma crítica que aponta os erros e as imperfeições tem função pedagógica e, ao longo do tempo, pode ajudar na elevação do nível da conversa; mas também é certo que uma crítica assim exige, além de dedicação e competência, uma certa dose de disposição para o confronto, que, aos 50 anos, tenho cada vez menos.

Por isso tenho colocado à margem essa preliminar, para dedicar a conversa aos livros que valem a pena, como é o caso de um excelente álbum: Imigração alemã no Rio Grande do Sul – Recortes, concebido e executado por três especialistas na matéria, Imgart Grützmann, Martin Dreher e Jorge Augusto Feldens (editora Oikos e Unisinos).

O formato da publicação já é inusitado: capa dura e lombada em espiral, num tamanho (42 centímetros por 30) também raro, que obriga à leitura sobre uma mesa, folhas internas em cuchê, colorido.

Não apenas pelo tamanho, e no meu caso especialmente pelo conteúdo, o belo álbum sugere leitura lenta, talvez compartilhada com os familiares, de forma a aproveitar o que ele tem de melhor: em textos breves, cada qual ocupando apenas uma das páginas, e sempre focados em tópicos específicos e bem concebidos,

com farta e inteligente ilustração nas páginas ímpares, o livro reporta com leveza e profundidade a imigração dos antepassados de tanta gente sulina, como este que aqui escreve, lances históricos, a geografia ocupada, as artes, a arquitetura, os conflitos, as publicações, a educação, as religiões.

Enfim, um verdadeiro álbum, um daqueles livros que merece ser fruído por todo leitor interessado na matéria, por família ou gosto; um livro que, já que lembrei de família, vale ser comprado para presente de Natal.

Nenhum comentário: